quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL – TRANSFORMANDO O MAL EM BEM (8 de 9)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7)
ELE UTILIZA O MAL A FIM DE REALIZAR SEUS SANTOS PROPÓSITOS E MOSTRAR SUA MISERICÓRDIA AO MUNDO.
        Meu caro leitor, o pecado nos leva ao engano de pensar que Deus pode ser ludibriado. Nós fazemos isso com nossos semelhantes e Davi pensou no íntimo que podia bem passar despercebido diante de Deus. Mas o Salmo 51 mostra o quanto a verdade vem ao lugar certo e o homem é descoberto no íntimo. Que saibamos que Deus jamais pode ser derrotado, Seu nome sempre brilha em glória e Sua verdade permeia por todo canto; que não há esconderijos para Ele e que não há quem possa escapar de Sua poderosa e gloriosa mão; o mal há de manifestar Sua ira, mas ao tratar com os crentes, eis que o Senhor transforma tudo em caminho do Seu amor que disciplina, purifica e santifica.
        Davi entendeu tal verdade imediatamente, porque se endurecesse seu coração, a disciplina seria ainda mais rigorosa. Deus faz Seus santos chorarem aqui porque Seu nome está envolvido em nossa vida, então, a glória Dele brilha mais quando os santos estão chorando em sincero arrependimento. Caro leitor, sempre que vem a noite, lembremos bem que ela é um salto para uma nova manhã. É assim que Deus faz para transformar o mal em bem. Nunca seremos parecidos com Cristo se não formos humilhados, a fim de que a glória Dele brilhe em nosso viver, fazendo desaparecer todos os traços sujos do velho homem.
        Tomo agora outro incidente dramático que envolveu a vida do profeta Ezequiel, conforme nos é relatado em seu livro no cap. 24. Somente e tão somente a fé pode entender os atos soberanos, sábios e gloriosos de Deus na vida de Seus servos. O mundo vai odiar, revoltar e tratar Deus de injusto. Para servir de ilustração para a nação de Israel que achava que o templo em Jerusalém era intocável, indestrutível, eis que Deus simplesmente avisa o profeta que algo trágico envolveria sua vida, pois não demorou e o Senhor simplesmente tirou a vida de sua querida esposa. Deus mexeu naquilo que era a preciosidade do profeta e ainda ordenou que ele não lamentasse em luto por ela. Que situação dramática! Veja amigo como Deus cria o mal; como Ele o faz seguindo os princípios de que Ele é absolutamente dono de tudo e de todos; que Ele dá a vida e que tem autoridade de tirá-la de quem Ele quiser. É claro que Ele o fez a fim de que a viuvez de Ezequiel servisse de sinal para aquilo que Ele faria em Jerusalém, ordenando aos Caldeus que destruíssem o templo.
        Amado leitor, eis aí o Senhor tomando as adversidades desta vida; eis aí o Senhor trazendo escuridão para brilhar no mundo Seu juízo e justiça no meio dos homens. É claro que os santos choram suas perdas; é claro que os santos são envolvidos pela dor, pelo choro, pela saudade, porquanto os atos punitivos de Deus no mundo afetam o povo de Deus. Mas é Ele mostrando o quanto aqui tudo pode ser apagado pela morte; o quanto o mundo dá valor as coisas que são desfeitas facilmente pelos golpes de Sua ira. É Ele nos ensinando pela experiência que a morte está solta; que a ressurreição virá; que a perfeição trará alegria eterna e que seremos eternamente envolvidos um dia pela alegria e pela felicidade que jamais findará como acontece neste mundo.
        Caro leitor, a lição que temos aqui é a mesma que já envolveu tantos santos, especialmente aqueles que foram chamados para o serviço mais precioso de pregar o evangelho. Quantos perderam suas vidas de forma trágica! Quantos foram sacrificados para que suas vidas fossem quais sementes para o surgimento de uma grande obra de salvação! Aquilo que parece ser mal vem mostrar a nós que é grande o custo de seguir a Cristo neste mundo.
       

Nenhum comentário: