sexta-feira, 9 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO – Ignorância de Deus (11 de 11).




 “Não há quem entenda...” (Romanos 3:11)
A BUSCA INÚTIL DO PECADOR: “Não há quem entenda”.
        Caro leitor, estou chegando ao final desses comentários breves acerca de um tema tão profundo. Sei que os homens no pecado precisam de luz e a luz de Deus ao mundo mergulhado em trevas vem pelo evangelho, conforme nos é ensinado em Romanos 10. Mas mesmo com a mensagem santa pregada neste mundo, milhares são que buscam no orgulho religioso pensam que levam luz, mas na realidade estão envolvendo pessoas, mergulhando-as em densas trevas da ignorância.
        As mentiras religiosas, disfarçadas com o uso de versos e costumes bíblicos são as mais perigosas e letais às almas. Tomo como exemplo os fariseus, mesmo sabendo que aquela entidade religiosa abrigava muitos homens excelentes e de boas intenções, sabemos que no desejo de ter mais pessoas discipuladas – o chamado proselitismo - o que eles faziam era tornar as pessoas duas vezes herdeiras do inferno, conforme vemos em Mateus 23:15. Então, a luz que parece verdadeira, vinda do céu, na realidade é satanás usando os homens para manter os milhares de almas iludidas e fascinadas, sem saber que estão algemadas e aprisionadas para serem lançadas no abismo. Percebemos que mesmo o fariseu Nicodemos (João 3), sendo um homem honestamente religioso, nosso Senhor mostrou-lhe o quanto estava iludido, conhecendo a letra das Escrituras e não seu espírito.
        Amigo leitor, os homens enganadores são hábeis na arte de enganar as multidões com a religião. Não precisamos ir longe à busca de ilustrações, porque aqui mesmo em nosso país vemos homens aproveitando a oportunidade para iludir o povo e assim atraí-lo e arrancar seus bens com trapaças religiosas. Esse é o caminho mais fácil para que os homens cheios de torpe ganância se tornem riquíssimos e vistos como se fossem homens enviados por Deus. As multidões pensam que passaram a entender de Deus, quando realmente estão atirados à ruína, pois a escola não é da graça de Deus, mas sim das filosofias e sutilezas do diabo. Todo ensino religioso que não vem de Deus, certamente encherá os corações de orgulho, superstição, vaidade e ambição mundana.
        Também, homens pensam que passaram a entender de Deus quando são levados a confiarem nos homens. Os judeus confiaram na transitória luz do profeta João Batista, ficaram impressionados com aquele profeta, com sua mensagem franca e direta. É claro que milhares foram realmente salvos e assim que João morreu eles passaram a seguir o Senhor Jesus (João 1:29). Mas a maior parte daquele povo ficou entusiasmada apenas com a brilhante luz de João Batista. Eles eram humanistas e quando João deixou seu ministério, eis que toda verdade pregada pelo servo do Senhor foi apagada de suas mentes (João 5:35).
        Oh! Que terrível destino de miséria espera o homem que confia no homem! Caro leitor, a luz do céu veio ao mundo para trazer aos homens o conhecimento real de Deus. O Senhor Jesus é o Senhor da glória; é Ele a própria luz do céu. Os homens enviados a pregar nada podem fazer pelos pecadores, a não ser anunciar-lhes a verdade dessa tão grande salvação, e quando cumprem seu serviço aqui tais homens saem para que outros ocupem o lugar deles. Foi Cristo Jesus que veio ao mundo para salvar pecadores; não foi Paulo, nem Pedro, nem outro nome qualquer. Foi o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus e é por Ele que pecadores têm livre acesso a Deus.
        Meu amigo, porventura Deus tem falado ao Seu coração? O anseio por conhecer a verdade e ser salvo tem enchido sua alma agora? Então, significa que Deus se manifestou a você em compaixão para lhe salvar. Que maravilha! Não tem um acontecimento mais precioso do que esse, porque é o encontro entre o Senhor e uma alma que Ele mesmo a despertou para ser salva para sempre.
       
               










Nenhum comentário: