segunda-feira, 12 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO III NÃO HÁ QUEM BUSQUE A DEUS (1)



                
“...Não há quem busque a Deus” (Romanos 3:11
INTRODUÇÃO:      
        Caro leitor, já tenho mostrado os dois primeiros resultados do pecado num sentido vertical: 1. Ausência de justiça. 2. Ausência de entendimento, e agora veremos que o pecado trouxe aos pecadores a mais terrível miséria que possa ser concebido: “Não há quem busque a Deus” e isso está claramente exposto perante nossos olhos. Tem uma desgraça maior do que essa? O homem que foi feito perfeito, para viver para a glória de Deus e comungar com o Deus da glória, eis que agora vive nesse castelo transformado em prisão aqui no mundo, longe de Deus, completamente impossibilitado por ele mesmo de sequer dar um passo para Deus.
        Para que entendamos isso melhor, quero arrazoar com meus leitores, a fim de mostrar o quanto isso é terrivelmente sério. Para isso formulo algumas interrogações, a fim de ajudar você leitor a  buscar comigo as respostas nas Escrituras:
        1.     Como não há quem busque a Deus, quando a Bíblia ordena: “Buscai ao Senhor”? Não parece ser contradição? Em várias outras passagens bíblicas vemos Deus ordenando aos homens para que O busquem. Como essas passagens podem conviver com esta declaração de Romanos 3: “Não há quem busque a Deus”?
        2.     Como é que o homem não busca a Deus, quando temos evidências bíblicas de homens que realmente buscaram conhecer o Deus da Bíblia? Vemos por exemplo Zaqueu correndo à busca de conhecer o Messias (Lucas 19:1-10); vemos Rute decidida a deixar seu povo, a fim de viver com o povo e o Deus de Noemi; vemos Raabe corajosamente tomando o lado do povo de Israel, por causa do Deus de Israel (Josué 2), e assim a história bíblica nos traz muitas ilustrações.
        3.     Como é que o homem não busca a Deus, quando vemos o nome de Deus               sendo proferido por milhares? Trago o leitor para nossa experiência, pois um dia em minha eu fui a Deus, procurei-O. Também vemos no dia a dia pessoas de todos os lugares falando de Deus e buscando as bênçãos de Deus. Como podemos entender a declaração de Romanos 3:11 com esses fatos vividos por nós? Para que possamos entender isso vamos examinar cuidadosamente o texto sempre à luz daquilo que toda Escritura ensina. É aqui que precisamos de mais luz, a luz bíblica. É aqui que precisamos deixar nossos preconceitos de lado, porque entraremos em lugares santos desprovidos de nossa própria opinião, porquanto os pensamentos de Deus não são os nossos.
        O que realmente o Espírito Santo quer nos mostrar no tocante a esse ensino? Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é buscar a glória de Deus. Uma coisa é buscar a Deus em suas bênçãos materiais, outra coisa é buscar as maravilhas eternas de Deus, Sua justiça, Seu reino, Sua liderança e a esperança da Sua glória eterna com Ele no céu. Os judeus procuravam Jesus, queriam as bênçãos de Deus por meio daquele que eles consideraram profeta e com qualificações para ser rei. Eles olharam para as mãos Dele, querendo receber aquilo que tanto os homens procuram. Queriam Seus milagres porque era isso que lhes enchiam de esperança de um mundo melhor. Mas nada queriam da verdade de Deus. Eles tinham olhos, mas era apenas a visão física, nada mais; tinham ouvidos, mas só podiam escutar aquilo que tanto prezavam ouvir. O reino deles era daqui, enquanto o reino de Cristo era lá de cima. Por essa razão não compreendiam a linguagem espiritual do Mestre.
        Ora, o mundo atual fala de Deus, fala de Jesus, usa versos bíblicos e até parece que há agora um avivamento, mas quão longe está do genuíno avivamento. A situação é a mesma de sempre: “Não há quem busque a Deus”.

Nenhum comentário: