terça-feira, 27 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO III (10)




“...Não há quem busque a Deus” (Romanos 3:11
O ENCONTRO COM A MARAVILHOSA SALVAÇÃO.
        Caro leitor, não há algo mais encantador e maravilhoso do que o trabalho da graça no meio dos homens. Quando o Senhor está perto, então perto está Sua compaixão, amor, bondade, ternura, afeto, paciência e paz, todas as insígnias da graça, porque é o braço forte do Senhor em ação ressuscitando mortos espirituais. O que acontece é que almas passam a invocar o nome do Senhor para serem salvas: “...invocai-O enquanto está perto”. Então entendamos que nada se espera do homem, que a decisão não é dele, mas de Deus; que a força está no chamado e não na capacidade do homem e que assim a glória, a honra e o louvor pertencem exclusivamente a Deus.
        Mas eu preciso deixar bem esclarecido o real significado de “invocar”. É claro que se refere ao homem do coração, ao homem despertado por Deus. É claro que nem sempre os homens ouvem essas petições. Às vezes podemos ouvi-las; às vezes vemos homens e mulheres chorando, clamando e até mesmo gritando à busca da salvação, mas nem sempre. A razão é que Deus quem opera e é Ele mesmo quem ouve. O peso dessa confissão está na ação da verdadeira fé que vai humildemente a Cristo e muitas vezes o homem exterior fica mudo. Quando aquela mulher adúltera foi a Cristo, sua invocação foi mostrada pelas lágrimas que rolavam de seus olhos e que caíam aos pés do Senhor e pelo perfume que ela derramou para ungir os pés do Mestre (Lucas 7:37,38). Ninguém mais entendia, a não ser o Senhor e Salvador e isso era o que importava para seu coração aflito e perturbado.
        Meu amigo, o “invocar o nome do Senhor” significa que a genuína confissão partiu do seu coração culpado. É impossível ir a Cristo sem essa confissão; o homem que sabe das maldições da lei, da sua culpa terrível diante de Deus, da sua pobreza e miséria espiritual, certamente há de chegar a Cristo em confissão e invocação. Um pecador assim não tem lugar para o antigo orgulho; não vive correndo de Deus, nem mesmo O desafiando; não há lugar para sua defesa e sofismas, pois já atirou todas essas armas para longe. A alma humilhada vai sim a Cristo, não está dependendo dos homens; não vive querendo segurança, conforto, bênção e certeza dos homens. A alma que anseia a salvação quer apenas o Salvador e pela fé se aproxima Dele.
        Também, é claro que ao invocar o nome do Senhor para ser salvo, o pecador faz isso em plena certeza de fé. O que é fé? Não há dúvida que trata-se do poderoso trabalho feito pelo Espírito Santo e pela Palavra, causando um verdadeiro despertamento no homem. Como diz a terceiro de um antigo hino:
                        Amavas-me Senhor, no fundo de meu peito
                        Brilhou a doce luz do meu Consolador.
                        E com promessas mil do teu amor perfeito
                        Nasceu em mim a fé em que hoje me deleito
                        Meu Deus, que amor, meu Deus és todo amor!
        Mas é exatamente esse o trabalho de Deus no coração. Falo agora com aquele que lê essa mensagem. Você é agora um sincero crente? Veja como era sua atitude antes. Você não era um rebelde? Você não desafiava Deus em seu modo de viver? O que aconteceu? Por que essa mudança? Por que de repente passou a crer em Cristo para sua salvação? Isso veio de você ou veio de Deus? É claro que uma alma convicta há de afirmar que houve uma obra sobrenatural em sua vida.
        Meu amigo, está havendo agora um despertamento em seu coração? Você está procurando a verdade, assim como um sedento procura água para beber? Se estiver ocorrendo isso, saiba que é Deus quem está agindo em seu ser para lhe salvar.

Nenhum comentário: