terça-feira, 6 de outubro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL – TRANSFORMANDO O MAL EM BEM (7)




“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7)
ELE UTILIZA O MAL A FIM DE REALIZAR SEUS SANTOS PROPÓSITOS E MOSTRAR SUA MISERICÓRDIA AO MUNDO.
        Caro leitor, a vida do rei Davi nos oferece outro episódio que mostra como Deus cria o mal, a fim de trazer benefícios eternos para Seu povo e até mesmo para o mundo. Em dois lugares o Espírito Santo fez com que fosse narrado esse acontecimento, quando Davi resolveu na carne fazer um recenseamento do povo de Israel. O que aconteceu é que Davi em seu orgulho de ver a população de Israel sempre tinha esse interesse e quando Deus o soltou, eis que imediatamente o rei pôs isso em ação (2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21). As consequências foram graves devido a ira de Deus por causa da loucura cometida por Davi em fazer o que Deus havia proibido. Mas é em 1 Crônicas que vemos como Deus utilizou-Se daquele ato insano, e quando Davi foi oferecer holocausto para solicitar a misericórdia de Deus, eis que o local que ele achou foi exatamente aquele lugar que Deus queria para a construção do templo de Jerusalém.      É claro que nem sempre isso acontece, e que o temor de Deus em nossos corações nos livrará sim da atitude de achar que se eu praticar o mal, então aquilo redundará em bem. Fujamos da desobediência ao Senhor, porquanto as suas consequências são terríveis e desastrosas. Um exemplo disso está na vida do rei Josafá, um homem de Deus, conforme nos mostram as Escrituras em 2 Crônicas 17. O erro de Josafá foi buscar amizade e paz com o inimigo rei de Israel – Acabe. Josafá tinha em mente que se associasse ao rei de Israel poderia assim ajudar a nação apóstata. Mas quantos resultados desastrosos para aquele bondoso e bem intencionado rei de Judá! Sabemos que Deus não deixou de avisá-lo por meio de profetas e Josafá experimentou por duas vezes o livramento vindo de Deus para que ele e Jerusalém escapassem da destruição (2 Crônicas 18 e 20). Mas o pior ficou para depois da sua morte, pois sua descendência se associou com a maligna descendência de Acabe e Jezabel. Caro leitor, que saibamos disso e que procuremos viver humildemente com o Senhor, em tudo procurando Lhe agradar. Este é o segredo de um viver santo, sadio e harmonioso nesta vida.
        Agora quero partir para o outro assunto que envolve esse tema, porquanto Deus também cria o mal, a fim de demonstrar Seus santos atos de compaixão aos homens neste mundo. É claro que devemos cuidar com qualquer atitude libertina para com o pecado. O que ocorreu com Davi em seu ato de adultério e assassinato foi uma terrível queda, o que pode acontecer com qualquer crente. Mas, qualquer um que de forma obstinada praticar o mal para que venha o bem por meio desse ato, pode estar certo que é alguém que jamais conheceu o temor devido ao Senhor, portanto seu ato está mostrando que não passa de um ímpio desafiando Deus. Deus mostra Sua misericórdia para com os que caem e que se manifestam arrependidos e confessos, mas para os rebeldes eis que em Sua ira o Senhor aparece para endurecer corações arrogantes.
        No caso de Davi, Deus utilizou aquela terrível experiência, a fim de mostrar no Salmo 51 as maravilhas de Sua tão grande salvação. Davi ali se torna o modelo de alguém que é descoberto no íntimo e que chega em quebrantamento perante o Senhor. Davi mostra em suas palavras o que significa uma alma clamando a Deus em busca do Seu perdão e purificação. Nesse caso vemos como Deus usou o mal para o bem; a experiência marcante do rei Davi tornou-se um tipo de um quadro na parede das Escrituras, e agora podemos olhar para aquilo, para servir não só de advertência a nós, como também para mostrar aos pecadores arrependidos e confessos o lugar certo e a busca certa de uma salvação grandiosa e segura para as almas quebrantadas.
               

Nenhum comentário: