segunda-feira, 28 de julho de 2014

SOMENTE PELA GRAÇA (3)




Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8. 9).
A OBRA DA GRAÇA NA SALVAÇÃO: “Porque pela graça...”
         Caro leitor, quanto anseio que as verdades eternas e preciosas da graça venham ser os tesouros tão buscados em sua vida! Pois é, a carta aos Efésios é o lugar dessas riquezas. Devemos lembrar sempre que GRAÇA é a força operante Deus neste mundo, fazendo o que somente Ele pode fazer. Noutras palavras, GRAÇA é o poder soberano de Deus em Cristo em plena atuação, para realizar aquilo que soberanamente foi planejado na eternidade. Cheguemos humildemente à essa sala de aula, onde o professor por excelência é o Espírito de Deus; onde somente discípulos do Senhor são chamados por Ele para aprender. É o lugar onde não pode prevalecer nosso orgulho, pois a radiante luz da graça lança fora toda nossa soberba e nos leva à santa admiração de Deus em Seus grandes feitos em favor dos pecadores.
         Prosseguindo, já pude mostrar o quanto a graça anula completamente todo tipo de ajuda, mesmo da lei. Quando a lei põe os homens em situação de angústia e desespero, então eis que entra triunfantemente o majestoso poder da graça exibindo a força de Deus em alcançar pecadores. É pela força incrível de Deus que, mediante tudo o que foi feito por Cristo na cruz e na ressurreição que Deus está realizando Suas obras inauditas neste mundo por meio do evangelho. Qual é a situação dos homens? Espera-se da parte deles qualquer decisão por Deus e por Cristo? Não! Se fosse assim, jamais seria a graça atuando neste mundo. Ora, os homens estão mortos (2:1). O que vemos neste mundo é a multidão vivendo sob a energia do príncipe que opera nos filhos da desobediência (2:2). Não há em qualquer pessoa neste mundo qualquer sinal de interesse por Deus, porque todo seu ser está completamente dominado pelo pecado e aprisionado pela tirania da morte. O mundo é um verdadeiro cemitério, pois em relação a Deus tudo é silêncio.
         Então, caro leitor, bem firmados na doutrina da depravação total é que encaramos com sabedoria as doutrinas da graça. Não pregamos o evangelho esperando que os homens vão querer Deus, porque isso é impossível, assim como não esperamos que um defunto ouça, veja, e venha a se erguer. Os crentes de Éfeso receberam esses ensinos de Paulo e nós também recebemos diretamente do Espírito Santo, para que possamos nos desviar desses erros humanistas que hoje assolam as igrejas. É Deus quem ressuscita os mortos! É Deus o único que opera maravilhas (Salmo 136:4). Aquele que apenas com Sua Palavra trouxe à existência toda essa maravilhosa criação, Ele mesmo continua operando mediante Sua Palavra, pois atua agora em trazer à existência a nova criação (2 Coríntios 5:17). Sua Palavra é operante; sua Palavra é suficiente e realiza maravilhas; Sua Palavra é fogo que queima toda essa palha de erros abomináveis. Caro leitor, jamais devemos esquecer que Deus não divide Sua glória com ninguém, pois ninguém mais fora Ele pode ser glorificado.
         Então, com todo dinamismo da fé verdadeira, queremos exaltar essas maravilhas! Devemos publicar esse evangelho com todo vigor, porquanto o Senhor prometeu operar maravilhas em nosso meio! O evangelho cura os aleijados, porque o morto é aleijado. O evangelho restaura a visão, porque o morto é cego. O evangelho cura o surdo, pois é impossível para o morto ouvir. Ora, não precisamos ir longe, pois todo verdadeiro crente sabe e pode com sua boca narrar os gloriosos feitos de Deus em sua vida. Eles sabem bem o quanto andavam nas trevas, quanto tinham toda disposição para servir ao pecado e buscavam viver dessa banal felicidade. Eles jamais vão abrir a boca para se vangloriarem da decisão deles! Os verdadeiros salvos estão unidos na mesma fé de que foram salvos e que em nada contribuíram para essa salvação.
         Caro leitor, eis aí algumas maravilhas da graça! Eis aí as novas de que todo que de coração confia no Senhor Jesus para a salvação realmente será salvo!

Nenhum comentário: