quarta-feira, 23 de julho de 2014

MENSAGEM DE DEUS AOS HOMENS (16 de 24)




Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1:15).
         Caro leitor, quem são os pecadores alcançados pelo evangelho? Já pudemos ver que são os pecadores vistos por Deus como os pecadores. Vejamos bem como Paulo usa o artigo definido “...os pecadores...”, porquanto o Espírito Santo define bem essa raça. Tenho procurado dar ênfase a isso, porque precisamos saber que lidamos com um Deus soberano e que é Ele mesmo quem realiza Sua obra. Na bíblia vemos como Deus de fato define esse povo e como o trabalho da pregação do evangelho tem em vista alcançá-lo.
         Se o leitor for meticulosamente atento às verdades reveladas verá que a linguagem de Deus, no que tange à pregação do evangelho está em plena e constante comunicação com um povo que Ele conhecera de antemão. Observemos bem a linguagem que Paulo usa duas vezes em Romanos 8:29: “Porquanto, aos que de antemão conheceu...”, e no cap. 11:2: “Deus não rejeitou o Seu povo que de antemão conheceu...”. Percebemos claramente que Deus em Sua Palavra comunica com esse povo; que essa linguagem está infinitamente acima do tempo, das circunstâncias e de toda e qualquer adversariedade mundana e angelical.
         É obvio que do lado de cá nós os homens temos dificuldades, devido nossa extrema limitação. Constantemente queremos limitar a onipotência, a oniciência e a onipresença. Mas quando estamos mergulhados nesse oceano da revelação, devemos estar completamente desligados da nossa mentalidade mundana, a fim de pensar como Deus pensa. Tomo agora 2 Pedro cap. 3 para mencionar um pouquinho dessa grandiosa verdade. O apóstolo ali está falando a respeito da atitude do mundo com relação a Deus, porque os mundanos pensam que devido o fato de que o tempo está passando e que não há qualquer sinalização de punição da parte de Deus, então Deus é, segundo eles um fraco e incapaz de cumprir aquilo que prometera de vingança contra a impiedade dos homens.
         Mas, veja o que Pedro inspiradamente mostra ali. Ele afirma que o sistema de Deus em contar o tempo é completamente diferente do nosso. Enquanto nós aqui pensamos e agendamos as coisas em torno de nossos paupérrimos 70 ou 80 anos, Deus conta o tempo Dele na base de 1000, 2000 anos. Esse é o relógio de Deus! Ficamos, por assim dizer em nosso escritório por um dia e cansamos demais durante aquelas 8 horas. Com Deus, porém, as coisas são diametralmente diferentes, pois Ele fica 400, 800 ou mais anos no “Seu escritório” e nada é alterado. Ele deixou Israel 430 anos sob a tirania de Faraó no Egito e quando completaram esses anos o Senhor se levantou para tirar Seu povo da escravidão (Êxodo 12:41). Mas é o verso 9 que nos ajudará no entendimento melhor a respeito dessa comunicação soberana de Deus com o Seu povo, em todo tem, em todas as gerações e em todos os lugares: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”.
         Pedro nos traz lições impressionantes aos olhos da verdadeira fé. Rapidamente veremos algumas dessas lições. Na primeira vemos que Pedro nos coloca diante do tempo de Deus; ficamos situados dentro da agenda Dele e com isso vemos como os perversos e insolentes serão pegos de surpresa. Na segunda lição vemos como Pedro traz a comunicação de Deus para Seu povo conhecido de antemão: “...longânimo para convosco...”. Com quem Deus está falando? Quem será esse “convosco”? Deus está falando com esses pecadores do mundo inteiro, de todas as gerações, os quais hão de ouvir a mensagem e serão atraídos pela graça. São eles que têm ouvidos para ouvir e é com Eles que Deus usa de longanimidade. Pedro acrescenta outra lição: “...não querendo que ninguém se perca, senão que todos cheguem ao arrependimento”.
         Ó caro leitor, em seu coração chegou a compreensão dessa grandiosa compaixão do Senhor por homens e mulheres perdidos no pecado?

Nenhum comentário: