segunda-feira, 28 de julho de 2014

DEUS E SEUS INIMIGOS (23)




Apresentar-se-á voluntariamente, o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens (Salmo 110:3)
A MARCA DISTINTIVA DO POVO DE DEUS: “com santos ornamentos...”.
         Caro leitor devo continuar mostrando pela Palavra de Deus o fato que a santidade é a marca que realmente distingue os salvos. Santidade aparece no texto como os “...santos ornamentos...” e são essas maravilhas da graça que enchem o mundo das relíquias do céu.
         Como acontece isso? Como Deus opera essas coisas no mundo? Deus o faz mediante o novo nascimento e com isso o salvo recebe uma nova natureza. Veja caro leitor o quanto não há possibilidade de mudar o homem, a não ser que Deus opere nele aquilo que a Bíblia intitula de nova criação. Não há organização religiosa neste mundo, nem qualquer ser humano que possa mudar o homem. Ele é o mesmo velho homem em Adão, rebelde contra Deus e contra Sua verdade; bem disposto a permanecer nas trevas.      Mas a nova natureza faz o homem diferente, porque ele passa a ser revestido dos santos ornamentos da santidade. Seu coração foi transformado num novo coração e isso não é algo forçado, nem é algo meramente externo. Santidade faz parte da natureza de Cristo no novo homem e seu viver passa a ser um viver normal, porquanto ele deseja viver assim. Há agora no salvo um prazer em andar em justiça, porque foi salvo na perfeita justiça de Cristo. Agora tudo à frente passa a ser caminho reto e tem prazer em aceitar tal caminho.
         A santidade opera amor genuíno, porque haverá interesse em buscar o bem eterno das pessoas. Quando o amor brota da santidade esse amor é genuíno e lutará sempre para desenvolver vital interesse em glorificar Cristo no seu viver. A santidade também opera firme esperança, conforme aquilo que Paulo fala em Colossenses 3. Agora o salvo respira a atmosfera celestial. Enquanto vivem aqui os salvos procuram ser homens e mulheres diferentes, mostrando pelo modo de viver que eles não são daqui, que a Pátria deles é celestial e não terrena (Filipenses 3:20). Note bem isso, porque os santos não desdenham da vida aqui; não são soberbos, mas humildes na forma como vivem. A santidade não extingue um viver normal neste mundo, a santidade ensina ao mundo que o real significado de viver.
         Também, esses “...santos ornamentos...” mostram alegria verdadeira. A santidade não é algo negativa, não traz escuridão à vida. A santidade é maravilhosamente positiva, porque mostra que não precisa do mundo com suas paixões; mostra que Cristo satisfaz, que o salvo pode viver transbordante das delícias que estão em Cristo. Note amigo leitor, que por onde os santos de Deus passam eles deixam esse ambiente de justiça, confiança e segurança.  
         Entretanto, esses “...santos ornamentos...” requerem lutas da parte do crente. Não é nada fácil vivem em santidade, porque contraria o mundo, satanás e a carne. Os santos não recebem os adornos sem lutas e disciplinas. Por causa de seus corpos mortais e pecaminosos, os salvos enfrentam constante batalha no caminho da perfeição. Os verdadeiros crentes têm seus olhos abertos agora e percebem que seus inimigos são terríveis e que vão ter que enfrentá-los com resistência na verdade e ataque com a verdade. Eles percebem que determinados costumes do passado devem ser retirados da vida, a fim de que hábitos santos passem a ser normais no viver.
         Caro leitor, eis aí o Poderoso ministério do Filho de Deus entre os homens. Ele veio buscar e salvar perdidos e está realizando essa gloriosa obra, não obstante a ira dos Seus inimigos. Mas o fato é que Sua gloriosa obra de salvação é vista neste mundo por meio do viver do Seu povo. Em pleno território do mal, Deus está exibindo as maravilhas da graça, Ele opera com poder quando homens e mulheres se convertem a Ele de todo coração.

Nenhum comentário: