quarta-feira, 30 de julho de 2014

UM DEUS LONGÂNIMO (1)




“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
         INTRODUÇÃO:
         Caro leitor é meu trabalho agora tomar esse texto, a fim de mostrar quão gloriosa, santa e cheia de misericórdia é a PACIÊNCIA DE DEUS. Precisamos conhecer o fato que neste mundo, durante milhares de anos, passando por gerações e mais gerações, o Senhor têm estendido Seu “tapete azul” num mundo terrível e perfeitamente maduro para receber Sua punição definitiva. Este cap. 3 de 2 Pedro traz-nos preciosos ensinos acerca desse grandioso Deus, lições que os santos precisam conhecer, a fim de experimentarem paz e descanso no meio dessa turbulência e agitação diária. No cap. anterior (cap. 2), Pedro mostra quem são os elementos perigosos que no final dos tempos estarão negando o Senhor e como eles agirão em todos os aspectos, até mesmo dentro das igrejas, conforme estamos vendo em nossos dias. Mas no cap. 3 Pedro está mostrando aos irmãos o porquê da demora de Deus em não voltar e por fim ao reino de homens perversos e malignos; Sob a inspiração do Espírito Pedro mostra que devemos ter uma visão deste mundo do ponto de vista de Deus; que não devemos ficar sobressaltados com aquilo que está acontecendo, pois o Senhor está em plena atuação; que aquilo que parece derrota é tudo aparência.
         Caro leitor temos um caminho pela frente ao examinar de perto essa riquíssima passagem inspirada. Por essa razão quero lhe convidar para que juntos venhamos conhecer o que Deus está fazendo neste mundo no transcorrer do tempo. Aprendemos neste cap. as seguintes lições:
         1.      A aparente demora de Deus traz o escárnio dos homens. (verso 3). Essa demora de Deus faz com que os mundanos e ímpios encontrem espaço e motivos para escarnecer de Deus, justamente porque eles não entendem que os atos e o tempo do Senhor são diferentes daquilo que os homens pensam.
         2.      A aparente demora de Deus não muda as leis da criação, não obstante o fracasso dos homens. O Senhor está em pleno controle de tudo; que os homens não podem estorvar Seu reino no céu e na terra e que toda criação submete-se ao seu criador.
         3.      A história mostra que Deus dá sinais de seu juízo como no caso do dilúvio. (versos 5, 6). Devemos estar sempre focado nas Escrituras, porque Deus age segundo aquilo que Ele não só tem prometido fazer, como também tem deixado marcas na história, como o caso do dilúvio e da destruição de Sodoma e Gomorra. Significa que o Senhor está atuando neste mundo com Seus juízos, justiça e misericórdia.
         4.      A aparente demora de Deus é porque os elementos para o juízo são exatamente aqueles que os homens tanto veneram e adoram. (verso 7). É de vital importância que entendamos isso. Na demora do Senhor Ele está efetuando Seus juízo e aquilo que os homens tanto se apegam e buscam são alvos da destruição de Deus, até que tudo seja ajuntado e destruído no fogo da Sua Ira contra o pecado.
         5.      A aparente demora de Deus em nada faz com que os homens escapem do juízo (verso 7). Mesmo que os homens acham que tem liberdade, tempo e espaço para continuarem procedimento iníquo, mesmo assim eles estão sendo individualmente punidos, a morte não é benção nem descanso, mas sim a manifestação da Ira de Deus sobre suas cabeças.
         6.      A aparente demora de Deus está explicada no tempo de Deus (verso 8). Essas lições são magníficas; elas norteiam nosso viver; elas trazem consolo para o aflito e desesperado coração; elas descansam em promessas inabaláveis de um Deus que não pode mentir; elas mostram o caminho certo e seguro de um Deus que opera neste mundo uma tão grande salvação aos pecadores.

Nenhum comentário: