quinta-feira, 24 de julho de 2014

DEUS E SEUS INIMIGOS (21)



Apresentar-se-á voluntariamente, o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens (Salmo 110:3)
A OCASIÃO DA ENTREGA DESSE POVO:           “...no dia do teu poder...”
         Caro leitor, quando é que o povo de Deus se apresenta voluntariamente ao Senhor? O verso tem clara e inequívoca resposta: “...no dia do teu poder...”. Já pude mostrar que todos os pecadores pelos quais Cristo morreu na cruz. Ele anunciou essa conquista coletiva em João 12:32: “E quando eu for levantado atrairei todos”. Que incrível conquista do Senhor! Isso significa completa derrota das trevas; completa destruição dos inimigos. Isso significa que a morte de Cristo já foi suficiente para aniquilar qualquer possibilidade de qualquer pecador arrependido perecer: “...não pereça...” (João 3:16). Não há qualquer possibilidade de Cristo perder nenhum daqueles que o Pai lhe deu.
         Então, que dia é esse, chamado de “...dia do teu poder...”? Não há qualquer dúvida que refere-se àquele momento quando Deus, por meio da mensagem do evangelho mostra como é poderoso e irresistível Sua chamada: “...vem a hora e já chegou em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25). Que obra inaudita da graça! Que manifestação do poderoso braço do Senhor! Afinal, quem pode alguma coisa contra a Palavra de Deus? Em seis dias apenas Ele acionou Sua voz ordenando que toda essa criação no céu e na terra aparecesse, e eis que aquilo que não existia passou a existir (Hebreus 11:3).
         Ora, o evangelho de João expõe um maravilhoso cenário desse ensino, especialmente no cap. 11 onde narra a ressurreição de Lázaro. Sempre achamos que aquela narrativa teve como objetivo mostrar o poder de Jesus em ressuscitar mortos. Mas aquele acontecimento veio à lume, a fim de exemplificar o glorioso ensino narrado naquele livro, que o Filho de Deus veio para dar vida aos mortos. Os detalhes daquele acontecimento provam isso, pois nosso Senhor se postou certa distância do túmulo e dali ordenou que Lázaro saísse. O que de fato ocorreu para espanto de todos.
         Veja caro leitor como funciona esse “...dia do teu poder...”. A salvação dos perdidos não é uma conquista do pregador; não é resultado das habilidades de um evangelista, ou fruto de uma decisão de alguém. Os homens podem tomar a decisão para ser evangélicos, frequentarem assiduamente uma igreja e participarem de serviços religiosos. Mas não há quem possa salvar alguém salvar alguém, pois isso só pode ocorrer no dia do poder de Deus.
         Tomemos como exemplo aquele glorioso dia de Pentecostes (Atos 2). Até aquela inédita ocasião os discípulos estavam orando e aguardando a descida do Espírito de Deus. Quando isso ocorreu eis que Eles foram cheios do Espírito Santo. Somente naquele dia três mil almas se converteram a Deus, como resultado da mensagem de Pedro em Joel, e assim tiveram suas vidas transformadas. O que realmente aconteceu? Antes daquele dia esplêndido os discípulos nada poderiam fazer. Eles eram simplesmente inúteis. Aquele dia foi uma preciosa manifestação do “...dia do teu poder...”.
         Os discípulos sabiam disse, eram cheios do temor do Senhor e cumpriam suas responsabilidades de entregar a mensagem ao povo. Não vemos em Atos nenhum apelo emocional à decisão dos homens. Tudo acontecia pelo poder de Deus atuando pela verdade revelada e pelo Seu braço forte. Muitas vezes as perseguições vinham para trazer sofrimentos aos servos do Senhor, mas nada disso estorvava o avanço da Palavra e assim o Senhor diariamente acrescentava à Sua igreja os que iam sendo salvos.
         Meu caro amigo, eu sei que nada posso fazer para salvar qualquer leitor. Por isso luto, trabalho incessantemente para levar a mensagem via o blog, porque creio nesse “...dia do teu poder...”. Sei o quanto o Senhor é poderoso para chamar aqueles que espiritualmente estão mortos, por isso dou glórias a Ele!

Nenhum comentário: