sexta-feira, 25 de julho de 2014

NECESSIDADE DE PIEDADE NO VIVER (2)



Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A PIEDADE DEFINIDA: “feliz o homem constante no temor do Senhor...”
               Caro leitor, na primeira meditação em torno desse texto procurei mostrar a importância da piedade no viver. Essa necessidade de homens e mulheres piedosos é urgente em nossos dias. A ausência dessa piedade é como a falta de limpeza na sociedade, pois temos visto a multiplicação da maldade que cresce e se avoluma diariamente, conforme o Salmista diz no Salmo 12:8: “Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada”.
               Digo mais que essa ausência de piedade é vista e sentida especialmente no meio evangélico. Tem aumentado o número de falsos crentes e isso tem atraído escândalos e deboches com o nome de Deus e com o culto devido a Ele. O mundo hoje critica com razão os evangélicos e se ajunta a eles declarando que todos são iguais e que todos têm o mesmo Deus e que finalmente todos subirão para o céu. A soma disso tudo é um avivamento mundano, apóstata e leviano, resultando em mais perversidades e destruição dos verdadeiros valores na sociedade. Cremos que a verdadeira piedade no viver só pode ser produzida pelo evangelho. É quando Deus em Sua bondade e compaixão se manifesta por meio da autêntica pregação do evangelho, a fim de transformar homens e mulheres (2 Coríntios 5:17). Não há programa de louvor, nem da recuperação da família, etc. que possa mudar o homem. Qualquer tentativa fora da verdade do evangelho é labutar inutilmente.
               Portanto, voltemos ao texto para contemplar as lições que nosso Santo Professor nos traz ali. Quem sabe, nosso Senhor venha usar de compaixão com essa sociedade atual, tão amadurecida para o juízo, assim como Sodoma e Gomorra. Nossa esperança é um retorno de coração à Palavra de Deus,  a fim de aprender os santos ensinamentos que mudam nossa vida ali. Destaco então as principais lições, pois o texto nos mostra que de fato há UMA PIEDADE BEM DEFINIDA.
               Ela aparece na religião do coração: “...temor do Senhor...”. Caro leitor notemos bem como as Escrituras nos levam diretamente ao coração do homem. Por isso não devemos nos concentrar em nada que é externo tendo em vista trazer piedade, porque se no coração não houver o temor do Senhor tudo resulta em fracasso. Se não houver uma volta ao evangelho bíblico seremos envolvidos e aprisionados com coisas que são meios carnais os quais não passam de entretenimentos.
               A religião verdadeira parte de um coração que tem o “...temor do Senhor...”. Esse é o precioso ensino sobre o imediato resultado do evangelho na vida de homens e mulheres. Caro leitor, meditemos na profunda importância que a Palavra de Deus dá acerca desse assunto. Temos por exemplo o cap. 28 de Jó, onde aquele homem de Deus afirma que o temor do Senhor é a descoberta da sabedoria. Portanto, na linguagem de Jó, o temor do Senhor é mais importante do que ouro, prata e qualquer outra riqueza achada neste mundo. Em Provérbios os homens são exortados a buscar essa riqueza do coração, porque ela é a maior descoberta do homem.
               A pregação moderna tem de forma desgraçada, omitido essa verdade. A pregação moderna não chega ao coração, mas sim ao lado de fora do homem. Então, o que vemos são pessoas que afirmam que são crentes, que vão para o céu, mas que nada possuem no íntimo de interesse em agradar e obedecer a Deus. Sem esse temor o homem continua sendo o mesmo, egoísta, mundano e depravado. Nosso Senhor afirma que é do coração que procedem os maus desígnios, por isso só a mudança que Deus faz no homem que pode fazer dele alguém piedoso.

Nenhum comentário: