segunda-feira, 28 de julho de 2014

AS MISÉRIAS DOS NÃO-CONVERTIDOS (9)




ALLEINE
5. A vossas concupiscências inflamadas escravizam-vos miseravelmente. Enquanto vocês não forem convertidos são autênticos servos do pecado; ele reina sobre vocês e mantêm-vos sob o seu domínio, até que sejam levados para dentro do concerto de Deus. Não existe um outro tirano como o pecado. Oh, quão vil e temerosa é a tirania na qual ele envolve os seus servos!
         Os vossos corações não ficariam feridos ao ver um grupo de infelizes criaturas afadigando-se e avançando penosamente enquanto carregam feixes de lenha para a fogueira em que eles próprios seriam queimados? Esta é a tarefa dos escravos do pecado. Mesmo enquanto se bendizem a si mesmos com os seus lucros injustos, cantam os seus prazeres, nada mais fazem do que entesourar vingança para a sua queima eterna; não estão fazendo outra coisa senão aumentando a pira de Tofete e espargindo azeite para fazer a chama enfurecer-se cada vez mais. Quem iria servir a um tal senhor, cujo serviço é enfadonho e cujo salário é a morte?
         Que espetáculo doloroso foi o pobre gadareno possuído por uma legião! Não entristeceria os vossos corações vê-lo entre os túmulos, cortando e ferindo-se a si mesmo? Este é o vosso caso; tal é o vosso trabalho; cada golpe é uma punhalada nos vossos corações. A consciência está de fato adormecida agora, mas quando a morte e o julgamento os chamarem à razão, então sentirão a angústia de todas as feridas. O pecador convicto é um exemplo da miserável escravidão do pecado. A sua consciência voa sobre ele e fala-lhe a respeito do fim dessas coisas; contudo, ele está tão escravizado às suas concupiscências que continua indiferente, embora veja que isso será a sua perdição. Quando vem a tentação, a concupiscência quebra as cordas de todos os seus votos e promessas, e carrega-o impetuosamente para a sua própria destruição.
6. A fornalha da vingança eterna já está aquecida para vocês. O Inferno e a destruição abriram as suas bocas para vocês, estão escancarados para vocês, pranteando por vocês (Isaías 5:14), esperando, com olhos ávidos, enquanto vocês estão à borda, prestes a cair. Se a ira dos homens é "... como o bramido do filho do leão..." e "... mais pesada do que a areia e a pedra" (Provérbios 19:12; 27:3), o que dizer então da ira do Deus infinito? Se a fornalha aquecida "sete vezes mais" devido a fúria ardente de Nabucodonosor era tão violenta que queimou os que dela se aproximaram para nela atirarem os três jovens, quão escaldantes serão as chamas da fúria do Todo-Poderoso!' Certamente, é "setenta vezes sete" mais ardente.
         Ó homem, o que você acha de ser um feixe de lenha no Inferno por toda a eternidade? "Estará firme o teu coração? estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? ..." (Ezequiel 22:14). Você pode suportar as chamas eternas? Vai poder habitar com o fogo consumidor quando estiver no Inferno, tal qual ferro incandescente, e toda a sua alma e o seu corpo estiverem tão completamente possuídos pela vingança abrasadora de Deus como ferro faiscante, quando aquecido na mais ardente fornalha? Alguns dos mais preciosos servos de Deus, quando se sentiram longe da Sua face e temeram os efeitos do Seu desagrado, deploraram a sua condição com amargas lamentações.
         Como, então, você vai suportar quando Deus derramar todas as Suas taças de ira e colocar-Se contra você para atormentá-lo; quando Ele fizer da sua consciência um funil por onde derramará a Sua ira ardente na sua alma para sempre; quando Ele encher todos os seus poros de tormento, da mesma forma como eles estão agora cheios de pecado; quando a imortalidade for a sua miséria? Morrer a morte de um bruto e ser engolido no golfo da aniquilação, não seria uma felicidade que nem toda uma eternidade de desejos nem um oceano de lágrimas jamais poderiam comprar?

Nenhum comentário: