terça-feira, 29 de julho de 2014

A PORTA ESTREITA (16 b)




E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (Lucas 6:27).


Então amigo, quero focalizar sua atenção na frase do verso 27: “Apartai-vos de mim”. Já expliquei a frase: “Não sei donde vós sois”. Depois de Ele dizer para os milhares de almas que estarão fora: “Não sei donde vós sois”, eis que vem em seguida uma frase tão terrível pronunciada pelo grande Deus ao dar uma terrível ordem: “Apartai-vos de mim”. Isso deve causar um impacto em nossos corações. O homem quer continuar andando no caminho largo, na rebelião do seu coração, na transgressão oculta lá dentro, mas não quer se curvar perante a face do Rei para confessar que Ele é a Majestade e Senhor de Sua vida. Alguém assim há de ignorar, não vai querer escutar uma declaração bíblica dessa. Essas pessoas vão ter bíblias, mas farão de tudo para retirar essa passagem de suas bíblias simplesmente ignorando a passagem, ou mesmo vão querer por sua própria opinião: “Não é isso que realmente está querendo dizer; vamos reinterpretar a bíblia”. Já ouvir de lábios de pastores: “Vamos reinterpretar a bíblia”. Eles manifestam que são falsos mestres quando falam isso. Mas não vou adiante a ficar discutindo a respeito disso, pois não vai trazer nenhum proveito.
Prossigo em pregar aquilo que está escrito, como está escrito para o bem eterno das almas e para a glória de Deus, deixando com Ele o trabalho que Ele mesmo é capaz de fazer em trazer convicção e salvação ao pecador, bem como de endurecer quem Ele quiser. Esse é o Deus da bíblia, Ele salva quem Ele quer salvar e endurece a quem quiser endurecer. Ele é Deus, e eu devo cair perante a Sua face Soberana. Afinal, quem gosta de ouvir uma frase dessa: “Aparta-te de mim, eu não quero ter-te aqui”? Um filho jamais gostaria de ouvir do seu pai uma frase que revela ira, furor, indignação, quando o pai lhe diz: “eu não quero você dentro de minha casa, saia daqui”. Uma esposa também não gostaria de ouvir algo assim da parte de seu marido, nem mesmo por brincadeira: “aparta-te de mim”. É tão terrível isso. Todos gostam de ser amados, benquistos e bem recebidos. Todos nós somos sensíveis a expressões verbais as quais consideramos duras e aparentemente cruéis. Mas meu amigo, Deus haverá de falar isso às almas que agora não querem escutar o Seu chamar tão gentil.
Quero pesquisar um pouco mais a profundidade dessa frase “Apartai-vos de mim”. Em primeiro lugar a expressão que o grande Juiz há de usar para milhares e milhares de pecadores demonstra repúdio, nojo. Sabe por que Deus faz isso? Porque demonstra que Ele é Santo, puro, e sendo assim é impossível para um pecador entrar na presença Dele com seus pecados. O que é o pecador diante de Deus? A bíblia afirma que o pecador é imundo, o pecado tornou o ser humano como um imundo perante Deus. Não fiques a pensar que Deus descobre qualquer pureza na impureza, assim como não podemos tirar água limpa de um rio sujo. Mas, é admirável ver como tantas pessoas tentam orar como se nunca tivessem sido impuras, parecem que essas almas nunca foram manchadas, nunca foram tocadas pelo pecado. Meu amigo, a bíblia compara o pecado no homem como uma lepra, como uma sujeira. É bom esclarecer que não há ninguém que pode ser aceito diante de Deus, sem que primeiramente tenha sido lavado e purificado dessas imundícies. Se continuar persistindo é bom saber que estará buscando outro deus. Não há meios de fazer barganhas com Deus, e naquele dia ele há de mostrar esse visível repúdio. Afinal, as iniqüidades vão acompanhar o pecador para a eternidade, se ele não for salvo e purificado pelo sangue do Cordeiro de Deus, e essas iniqüidades serão seus algozes, a não ser que o pecador foi purificado, e isso Deus faz ao pecador que vai a Cristo.
Lembra, não é água do batismo que limpa, você pode passar quantas vezes quiser por todos os batistérios das igrejas que existem, mas vai continuar na mesma situação. Se o pecador está imundo agora, estará imundo também na eternidade. O pecador pode entrar agora na presença de Deus mediante o Sangue vertido na cruz, e Cristo agora se apresenta como Advogado do pecador, como um Sumo Sacerdote que com seu Sangue purifica, mas naquele dia não haverá mais advogado, não haverá mais redentor para uma aflita e desesperada.

Nenhum comentário: