segunda-feira, 28 de julho de 2014

NECESSIDADE DE PIEDADE NA VIDA (3)




Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A PIEDADE DEFINIDA: “feliz o homem constante no temor do Senhor...”
               Caro leitor, o próprio texto define piedade, porque vemos que o viver feliz consiste em andar no temor do Senhor. Essa é a verdadeira religião do coração. Já pude mostrar aos meus leitores o quanto a Palavra de Deus está cheia desse ensino, o quanto ela nos mostra que o homem salvo tem em seu coração um santo temor. É claro que não é um temor de inimigo derrotado em face da presença do forte e poderoso adversário. É um temor que habita num coração que passou a conhecer um Deus de compaixão; um Deus que lhe visitou e lhe perdoou seus pecados e que lhe aceitou como filho. É um temor obediente, que voluntariamente se apresenta para servir a esse maravilhoso e compassivo Deus.
               O texto de Provérbios mostra também outra lição acerca de um viver piedoso. A piedade mostra ter fé perseverante: “Feliz o homem constante no temor de Deus...”. Ó quanto falta isso em nossos dias! Faltam homens fiéis e que sabem bem em quem confiam! Hoje vemos uma fé estribada em promessas humanas e mundanas. Vemos hoje homens e mulheres que se apoiam numa fé carnal e quando são provados pelo fogo da provação, simplesmente fogem buscando refúgio nos homens e não na verdade. Sem a fé perseverante não há evidências de que o cristianismo é verdadeiro. Sem a fé constante, que persevera firme na disposição de agradar a Deus, tudo estará indicando que as pessoas continuam ímpias no viver e provam isso com o fato que amam o mundo e que por isso odeiam Deus.
               Caro leitor, nesta época cheia de entusiasmo evangélico, vemos como brotam falsos crentes. Não temos em nossas igrejas homens e mulheres de peso espiritual, os quais estão dispostos a honrar o Nome do Senhor em suas vidas, em suas casas e no viver cotidiano. Sem a fé perseverante não há como mostrar essa atitude de verdadeiro cristianismo. A fé constante no temor de Deus não vem do homem; não pode ser produzido por entretenimentos, mas sim pelo poder da Palavra, quando ouvidos atentos e obedientes ouvem a verdade (Romanos 10:17). Homens se tornam piedosos quando é Deus quem está efetuando essa obra de arte em nosso meio.
               A fé perseverante mostra como homens e mulheres estão firmados na verdade, porque a verdade foi diretamente aos seus corações. A fé perseverante mostra homens e mulheres que não cedem ao mundo, aos caprichos deste presente século. A fé perseverante mostra homens e mulheres ocupados em agradar a Deus, por causa daquilo que ouviram da Palavra. Eles são os verdadeiros discípulos do Senhor. A fé perseverante faz o mundo tremer; faz as estruturas do inferno serem abaladas; organiza e coloca as coisas em seus devidos lugares. Foi com essa fé que homens piedosos venceram e subjugaram reinos. Foi com essa fé que homens destruíram idolatrias e trouxeram de volta o culto verdadeiro ao Senhor. A fé perseverante é assunto do céu e vem do céu, por isso há resistência deste mundo.
         Meu caro leitor, não é verdade que realmente carecemos disso em nossos dias? Por que a sociedade moderna está cheia de perversidades? Por que a destruição da família cresce cada dia? Por que falta adoração a Deus a adoração firmada na verdade bíblica? Por que o terror prospera tanto neste mundo? A resposta é porque faltam homens e mulheres cujos corações transbordam de fé constante, porque seus corações foram humilhados pela visitação de Deus, quando se converteram a Cristo.

Nenhum comentário: