quinta-feira, 24 de julho de 2014

MENSAGEM DE DEUS AOS HOMENS (17 de 24)



Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1:15).
         Caro leitor, na meditação anterior estivemos juntos em 2 Pedro 3:9, a fim de contemplar a linguagem de Deus, tão familiar com Seu povo escolhido antes da fundação do mundo. Tenho procurado mostrar que Deus comunica com os pecadores através da Sua Palavra e que essa comunicação é soberana; que ela está acima do tempo e de quaisquer circunstâncias terrenas e que não há poder humano ou angelical que possa desfazer essa atuação vivificadora de Deus, em chamar pecadores da morte para a vida.
         Em 2 Pedro 3:9 essa linguagem é bem clara, pois Deus ali está mostrando que Sua paciência e longanimidade, suportando as afrontas dos homens ímpios neste mundo é pelo fato que Ele não quer que “ninguém pereça”. Sondemos bem a linguagem, pois Deus está comunicando com homens e mulheres durante em todo tempo, épocas e em todos os lugares, por todas as gerações. Ele está declarando aos pecadores que Ele tem sido longânimo para “convosco”. Note bem que imediatamente Ele sai do coletivo – “convosco”, para o individual – “ninguém”. Então, caro leitor, saibamos que a carta de Pedro foi inspirada pelo Espírito e enviada a todos os santos, em todas as épocas e em todos os lugares. Se Cristo não voltar daqui a cinquenta anos, porque têm almas para serem salvas, essas almas que serão salvas lerão 2 Pedro 3:9 e saberão porque durante todo esse prazo Deus não destruiu esse mundo. Foi porque o Senhor não queria que nenhuma dessas almas fosse destruída.
         Então, diante desses fatos biblicamente comprovados, estamos certos que lidamos com uma mensagem soberana, porque o Salvador é o Senhor que conhece perfeitamente os que Lhe pertencem. Os apóstolos eram dominados em seus corações por essa verdade; eles pregavam porque criam no poder irresistível desse evangelho em atrair os pecadores; sabiam bem que o Senhor era atuante em chamar os Seus ao arrependimento. Em Atos 13 vemos que a mensagem de Paulo trouxe um grande avivamento entre os gentios e que: “...e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna” (Atos 13:48). Creio que esse verso ensina essa verdade por si mesmo.
         Posso também acrescentar aqui que esses pecadores, os quais Cristo veio salvar são aqueles por quem Ele mesmo se entregou na cruz. Ora, todo ensino da obra expiatória de Cristo tem em vista mostrar que Ele veio, a fim de entregar-Se a Si mesmo por um povo especial. A linguagem do Senhor deixe isso bem claro: “As minhas ovelhas”(João 10:27; “que eu não perca nenhum daqueles que o Pai me deu” (João 6:39); “Todo o que pai me dá” (João 6:37); “Para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado” (João 17:2), etc. Ora, a Palavra de Deus está carregada desse ensino tão precioso em todos os seus livros.
         Tenho procurado frisar bem esse tema, para que meus leitores saibam da importância e do poder da mensagem do céu. Ela é suficiente nela mesma para produzir os frutos que glorificam a Deus. Não tenho que formular outra mensagem; não tenho que melhorar a mensagem que me foi dada, pois ela é perfeita e algo perfeito não carece de qualquer aperfeiçoamento. Ela nos foi entregue, para que por meio da pregação fosse entregue aos pecadores a mensagem que sai do coração de Deus. Os apóstolos foram fieis na entrega da mensagem; eles temiam e até mesmo tremiam diante de tamanha responsabilidade. Eram homens simples carregando em seus corações a dinamite celestial. Não eram bem recebidos pelos homens, nem sequer eram tratados com se fossem deuses. Não eram bem vindos na sociedade, porque a mensagem deles não era curtida de incrementos humanos.
         Ó que grande responsabilidade pesa sobre meus ombros! Desejo que meus leitores conheçam a verdade tão gloriosa da cruz! Não tenciona falar das grandezas desta vida; não tenho intenção de que vocês conheçam um caminho milagroso que lhes leve às glórias passageiras. Quero que vocês conheçam a mensagem da cruz, porque é para esse lugar onde o Cordeiro foi sacrificado, que homens e mulheres devem saber que Ele veio ao mundo para buscar e salvar perdidos e condenados pecadores.


Nenhum comentário: