quinta-feira, 31 de julho de 2014

UM DEUS LONGÂNIMO (2)



Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
A PACIENCIA DE DEUS EM FACE DA FIDELIDADE DE DEUS:
         Caro leitor, voltemos nossos corações para esse texto tão cheio de riquezas da graça. Precisamos saber que o Senhor não está distante, alheio aos acontecimentos deste mundo. Mesmo que tudo pareça tão desesperador; mesmo que o mundo está lotado de elementos maldosos e escarnecedores, o Senhor reina no céu e na terra e Sua atuação é constante e ativa. Nós somos extremamente insignificantes neste mundo e parece que somos engolidos pelo tempo que passa, fazendo com que sejamos despachados para a eternidade e atraindo novas gerações à existência. Caro leitor precisamos encarar este mundo à luz da verdade bíblica, caso contrário estaremos perdidos nessa confusão empreendida por satanás, com possibilidade de que venhamos a duvidar de Deus e da autenticidade de Suas promessas.
         A primeira lição que se desponta no texto é o fato que nosso tempo é diferente. Encaremos bem o verso 9, na frase: “Alguns a julgam demorada...”. Veja caro leitor, que se não considerarmos bem como Deus age neste mundo, conforme o tempo Dele e não nosso tempo, certamente fracassaremos e entraremos na onda deste mundo pervertido com suas mentiras e zombarias. Consideremos agora as promessas de Deus. Suas promessas estão ligadas ao tempo Dele e não ao nosso tempo. Mas o fato é que estamos sempre a reclamar diante da demora de Deus; achamos que Ele está longe, que se esqueceu do que prometera, por essa razão agimos da mesma maneira que Israel o fez no deserto. Será que podemos lembrar de Abraão e Sara? Lembra da promessa de dar àquele casal um filho? Mas com o passar do tempo eles começaram a reclamar e tomar as providências carnais.
         Caro leitor, a Palavra de Deus mostra que sempre Deus cumpriu Sua promessa no tempo Dele, e não no nosso tempo. Muitos santos de Deus partiram deste mundo e não viram nenhum cumprimento das promessas, porque estavam certos de que Deus realizaria o que prometera no tempo Dele. Foi assim com Abraão que morreu e não viu sua descendência possuir a terra. Neste mundo os crentes são como canetas, usadas por Deus para escrever a história das promessas e da fidelidade do Senhor. O tempo de Deus é extremamente grande e parece ser infinito, quando comparado com nosso pobre tempo. Nossos anos aqui mergulham e desaparecem no oceano do tempo de Deus. Os anos que aqui viverei logo vão passar e eu não estarei mais aqui, mas o Senhor continuará com Seu braço forte e ativo, cumprindo Sua gloriosa obra. Se há de demorar muito mais, isso é com Ele e não conosco.
         Caro leitor, as nossas perguntas retóricas: “Por que Deus não age?”; “Será que Ele esqueceu?” e outras interrogações gravadas nos corações dos santos, elas surgem porque esquecemos de que somente podemos conhecer nosso Deus no tempo e na economia pela Sua Palavra. Quanto mais estivermos cheios das verdades que nos foram entregues; quanto mais lotarmos nosso ser com as maravilhas dessa revelação, mais forte seremos e apto estaremos para passar nossos dias aqui em santo temor e gratidão ao nosso Senhor. Estejamos certos de que Ele não falha e que até mesmo os ímpios e caluniadores estão realizando Seu soberano trabalho; que em tudo Ele está sendo glorificado, não somente em Seus atos de misericórdia, como também em Seus atos de justiça e juízo.
         Caro leitor, conheçamos esse Deus! Adoremos e amemos mais esse paciente e amoroso Deus que age com poder, glória e graça no meio dos homens. Mesmo que não entendamos, a fé realmente aceita o que está acontecendo! Mesmo que tudo pareça ser desesperador, tudo está sendo conduzido com perfeita sabedoria. Ele está salvando perdidos e punindo os rebeldes, porque o reino é Dele e a glória pertence exclusivamente a Ele!
        

Nenhum comentário: