sexta-feira, 25 de julho de 2014

O DEUS DOS HUMILHADOS




“Quando Acabe ouviu estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco, e jejuou. Dormia em sacos, e andava humildemente” 1Reis 21:27.

        Inacreditável! Era realmente Acabe? Sim! Ali estava um dos mais perversos reis de Israel em completa humilhação. O anúncio de juízo que viria sobre ele e sobre sua casa levou-o a um estado tal de penúria que chamou a atenção de Deus. Ele havia se associado à sua perversa mulher, Jezabel para cometer um verdadeiro latrocínio, ao ordenar a morte de Nabote e tomar-lhe sua vinha.
        Óbvio, aquela humilhação não significava sua salvação. Aquilo foi momentâneo, porque não demorou muito para que Acabe se erguesse novamente e agisse como faz uma víbora. Foi morto na guerra contra os siros (1Reis 22). Um homem sob um profundo senso de humilhação em nada significa que é uma pessoa salva porque se humilhou. É claro que o caminho para a salvação é o caminho da humilhação, mas a lição que importa para nós no momento é que diante daquela atitude de Acabe Deus prova que é o Deus dos humilhados.
        A primeira verdade a ser aprendida e apreendida é que em toda Escritura Deus revela tal fato aos homens. No caso de Acabe, a fúria de Deus estava sobre aquele homem; a espada da ira de Deus estava pronta para dar-lhe o golpe fatal, mas quando Acabe prostrou-se ao pó perante a mensagem dada pelo profeta Elias a respeito do juízo de Deus, simplesmente Deus retirou sua espada e mostrou Sua terna compaixão em favor daquele homem.
A Sua fúria santa deu lugar à demonstração de um coração terno e compassivo desse Grande Deus. Eis que Ele pergunta para Elias: “Não viste que Acabe se humilha perante mim?...” (verso 29). Aí está o coração de Deus em relação aos homens. Eu vejo hoje os chamados “Shows da fé” em plena exibição no mercado religioso de nossos dias. Mas o espetáculo no meio dos homens que deixa Deus impressionado é o “espetáculo” da humilhação. Deus é o Deus dos humilhados! Davi sabia disso, e quando estava sob sua intensa culpa de pecado buscou e achou esse Deus tão rico em misericórdia (Salmo 51).
A outra lição é que os homens deveriam aproveitar dessa tão sublime e gloriosa verdade. Um só instante de humilhação vale mais do que a vida inteira em rebelião porque pode ser instante de esperança salvadora! Deus salva os quebrantados de coração! Ele está perto de todo aquele que O invoca em verdade!
Homens e mulheres parem de brincar de religião! Parem de viver na tentativa vã de manipular Deus! Aproveitem, caiam ao pó, em desespero! Quem são os homens? Barro! Quem é Deus? O Oleiro! Quão facilmente Ele pode esmigalhar vasos de barro que acham que podem viver continuamente desafiando o Reino dos céus!

Nenhum comentário: