terça-feira, 22 de julho de 2014

AS MISÉRIAS DO NÃO CONVERTIDO (3)

ALLEINE




1. O Deus infinito está engajado contra vós. Não é porção pequena da vossa miséria o fato de vocês estarem sem Deus. Vejam como Mica perseguiu, chorando, os danitas: "Os meus deuses... me tomastes... o que mais me fica agora?" (Juízes 18:24). Oh, como devem lamentar-se, então, aqueles que estão sem Deus, os quais nada podem reivindicar Dele sem cair na usurpação! Quão penetrante foi o lamento de Saul na sua situação extrema: "... os filisteus guerreiam contra mim, e Deus Se tem desviado de mim..." (I Samuel 28:15).
         Pecadores, o que farão no dia da visitação do Senhor? Para onde fugirão a fim de obter auxílio? Onde deixarão a vossa glória? O que farão quando os filisteus vos perseguirem, quando o mundo vos apresentar a vossa despedida eterna, quando precisarem dizer adeus aos amigos, às casas e às terras, para sempre? O que farão, então, aqueles que não têm um Deus a quem recorrer? Irão apelar para Ele? Irão implorar a Sua ajuda? Ai de vocês, Ele não vai reconhecê-los como filhos, não vai dar-vos atenção, mas vos mandará embora, dizendo: "Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7:23).
         Aqueles que sabem o que é ter um Deus a quem recorrer, um Deus em quem viver — conhecem um pouco a terrível miséria de viver sem Deus. Isto fez com que um homem santo clamasse: "Deixem-me ter Deus ou nada ter. Deixem-me conhecê-lO e à Sua vontade e àquilo que Lhe agrada; e que eu possa ter gozo Nele ou jamais terei entendimento para conhecer alguma outra coisa!"
         Mas vocês não estão somente sem Deus; Deus está contra vós. Oh, se Deus permanecesse neutro, embora não os reconhecesse como filhos nem os ajudasse, a vossa situação não seria tão profundamente miserável. Ainda que Deus desistisse das pobres criaturas a favor da vontade de seus inimigos para que fizessem o pior com elas, e embora as entregasse aos atormentadores para que os demônios as dilacerassem e as torturassem até o máximo dos seus poderes e habilidades, isso não seria tão horrível como a plena ira divina.
         Mas o próprio Deus vai colocar-Se contra os pecadores; e, acreditem: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo". (Hebreus 10:31). Não há amigo como Ele, mas também não há inimigo como Ele. Assim como o Céu está acima da Terra, a onipotência acima da impotência, assim também é mais terrível cair nas mãos do Deus vivo do que nas garras de ursos e leões, sim, de feras ou demônios. O próprio Deus será o vosso atormentador; a vossa destruição virá da presença do Senhor (II Tessalonicenses 1:9).
         Se Deus é contra vocês, quem será por vocês? "Pecando o homem contra o homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele?" (I Samuel 2:25). "Tu, tu és terrível; e quem subsistirá à tua vista se te irares?" (Salmo 76:7). O que ou quem vos libertará das Suas mãos? O dinheiro? "Não aproveitam as riquezas no dia da ira..." (Provérbios 11:4). Reis ou guerreiros? Não: "... e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:15-17).

Nenhum comentário: