segunda-feira, 28 de julho de 2014

MENSAGEM DE DEUS AOS HOMENS (19 de 24)



Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1:15).
         Caro leitor, a mensagem do céu é o evangelho em sua pureza e mistérios. Essa mensagem foi endereçada aos pecadores conhecidos por Deus. Já pude provar essa verdade na Palavra. São aqueles que realmente vão a Cristo de todo coração, conforme o que o Senhor afirma em João 6:37: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim...”. Ora, têm muitos pecadores que não vão a Cristo; eles se aproximam perto, mas seus corações orgulhosos impedem que sejam humilhados, porque não toleram a luz da glória. Alguns têm fé para aproximar de elementos tidos como mediadores. Não é só Maria que tem sido usada como mediadora. Muitos se apoiam em pastores, missionários, especialmente de falsos mestres, os quais se passam por homens enviados de Deus. Mas, o evangelho liga o pecador ao Salvador, assim como o sedento quer água e o faminto deseja o pão.
         Nova lição aparece em destaque no texto, pois Paulo mostra que ele mesmo teve a experiência desse poder atuante e transformador da mensagem do céu: “...eu sou o principal...”. Notemos bem que Paulo não está tratando de algo estranho; ele não foi chamado para anunciar algo desconhecido, pois ele mesmo foi atingido por algo que mudou completamente sua vida. Não devemos esquecer que Deus chama homens que foram transformados pelo evangelho. Um Judas pode até participar com os discípulos, mas sendo um filho da perdição, logo ele é despachado para seu devido lugar.
         Caro leitor, o evangelho não pode ser anunciado por homens cujas bocas ainda estão fechadas e ouvidos estão surdos para a verdade. Falo isso com a firmeza da autoridade bíblica, pois tenho visto que elementos não vocacionados para essa missão serão logo descobertos como sendo incapazes de pregar a verdade. Ora, o evangelho é o tesouro de Deus e Ele não confia Seu tesouro a qualquer um. Quando Paulo estava ainda em oração, após ter passado os três dias de real mudança no seu viver, Ananias foi informado que ele era um vaso escolhido de antemão para pregar o evangelho aos gentios (Atos 9). A pregação do evangelho não é um ministério que conduz o sucesso material. Se alguém pensa que a comissão de levar a mensagem salvadora aos homens é o caminho da prosperidade, pode estar certo que Deus não o chamou. O evangelho é algo que causa perplexidade ao mundo e mobiliza as trevas contra a luz celestial.
         Caro leitor, o mundo não saúda os servos de Deus com aplausos. Jamais os servos serão recompensados com o prêmio Nobel da justiça. O Senhor deixou essa verdade bem clara para Seus discípulos: “No mundo passais por aflições...” (João 16:31). Por essa razão, os homens chamados são aqueles que experimentaram a amargura do pecado e que conheceram o Salvador e Senhor. Os que são enviados ao “vale de ossos secos”, são aqueles que um dia foram chamados da morte para a vida; são homens que conheceram um dia a verdade do que significa o velho homem, a fim de que possam habitar e conviver com homens que estão no pecado. Homens enviados por Deus são aqueles que retornam ao mundo como novas criaturas, a fim de pregar aos homens caídos em Adão. São homens cheios de convicção de que foram achados na misericórdia, por isso são enviados como vasos de misericórdia.
         O apóstolo Paulo mostra essa verdade nessa declaração: “...eu sou o principal”. Que declaração incrível! O que esse grande servo do Senhor está querendo dizer? Será que dentre todos os pecadores existentes Paulo seria considerado o principal? Vejamos bem que sob nossas considerações tal declaração seria considerada um absurdo, pois quantos homens piores do que Saulo de Tarso foram salvos. Mas a verdade é que a mensagem do evangelho opera essa reação no coração santificado. Vemos nisso o real significado da humildade cristã e da compreensão não só da enormidade da culpa do pecado, como também da plenitude da graça em atuar e transformar pecadores.
         Caro amigo, eis aí um exemplo do pecador chamado pelo evangelho. Portanto, o que mais os pecadores precisam? A resposta é simples: Humilhação! Davi entendeu isso em sua própria vida, por isso pode confessar: “O sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado...” (Salmo 51:17)

Nenhum comentário: