terça-feira, 6 de setembro de 2016

UM DEUS SATISFEITO? (9)




“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeitos; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Isaías 53:11)
O QUE TROUXE SATISFAÇÃO EM DEUS?
        Do tema emerge outra interrogação: “O que trouxe satisfação em Deus?”. Creio que responder isso à  luz das Escrituras é de fundamental importância para nosso entendimento e enriquecendo espiritual. Precisamos entrar completamente santificados na presença de Deus, sem qualquer argumento próprio e lançando fora todo preconceito. Nós que aprendemos de Deus e com Deus, porque somos seus discípulos, por isso não tentemos ensinar o Senhor. A verdade que aparece imediatamente é que Deus se satisfaz nele mesmo; nada há externo que possa ser tomado por Deus, a fim de encher-lhe de qualquer satisfação. Também, nossas vidas só conhecerão plena satisfação se buscarmos satisfação em Deus: “Agrada-te do Senhor...” (Salmo 37:4).
        Então, tendo esses fatos como firme alicerce sob nossos pés, caminhemos seguros nesse ambiente de glória. A primeira e notável verdade que deve chegar ao nosso coração é que Deus tem satisfação em seu Filho. Pelo menos três aparece no Novo Testamento a frase: “Este é meu Filho amado, nele me comprazo”. O Senhor Jesus, mesmo deixando sua glória; mesmo descendo até aqui e assumindo a forma de homem e de servo, em tudo foi mantido como o Filho em quem o Pai tinha prazer. O Pai é santo e seu prazer está naquilo que é santo, por isso seu Filho foi mantido santo, puro e agradável. Como aquele que veio ao mundo para trazer plena salvação aos perdidos, todo ministério do Filho foi aceitável aos olhos do Pai; seu sacrifício em todos os aspectos foi vivo, santo e agradável àquele que lhe enviou ao mundo. Foi ele um Sumo-Sacerdote perfeito. Nosso Senhor ofereceu a si mesmo não só na cruz mas em tudo aquilo que um perfeito homem faz em relação a Deus. Nosso Senhor cantou, adorou, invocou, intercedeu, rendeu graças ao Pai. Todo esse serviço sacerdotal foi perfeito, livre de qualquer mancha ou malícia, e assim o Pai agradou-se do Filho.
        Também, seu ministério profético mostrou a fidelidade do Filho, pois em nada ele foi infiel, pois sempre disse aos homens o que eles precisavam ouvir, engrandeceu o Pai com suas mensagens e nunca se curvou perante a face dos rebeldes, arrogantes e cruéis. Que fidelidade do Filho! Todos os profetas, pastores, apóstolos e servos do Senhor sempre falharam e vão falhar, mas no tocante ao Senhor Jesus nada houve de qualquer falha em expor a verdade com firmeza e amor. Nesse santo profeta o Pai teve prazer. Também em seu serviço como Rei. Nosso Senhor sempre deixou claro que seu reino não era daqui. Ele disse isso para Pilatos e ensinou tal verdade aos seus discípulos. Em seu sistema de governo mostrou que veio ao mundo para abrir um pouco o cenário do reino eterno seu, trazendo do céu alívio para milhares e mostrando que estava acima da morte e do inferno. Homens e demônios curvaram perante esse Senhor da glória esse que se curvou ante o cetro da autoridade do Pai foi exaltado acima de tudo e de todos (Filipenses 2:5-11).
        Ah! Que prazer o Pai tem no Filho! Mesmo quando em tudo as trevas parecia que derrotasse o Filho ali na cruz; mesmo quando a ira de Deus desceu sobre o cordeiro para imolá-lo, eis que de repente tudo foi revelado que ele venceu, derrotou e destroçou este sistema do mal com sua morte e ressurreição. Sim, o Pai tem prazer no Filho e isso realçou ainda mais sua satisfação. Que conquista! Que emoção enche o coração dos santos! Que triunfo conquistado! Que glória eterna espera os salvos! Sim, nosso Deus mostrou sua intensa satisfação em seu amado Filho.

Nenhum comentário: