quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO II (2)




A IGREJA E A SUA POSIÇÃO:  “...formosa como a lua...”
 Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?”” (Cantares 6:10)
INTRODUÇÃO:
        Estou ainda fixado na introdução, porque tem algumas lições que considero de suma importância para a compreensão do texto. Vemos que o Espírito Santo traz a ilustração da lua, a fim de mostrar a posição da igreja neste mundo. Quão bondoso é nosso Senhor em nos mostrar essas coisas! E quão humildes devemos ser em aplicar essas verdades às nossas vidas, porque cada crente genuíno faz parte desse santo “satélite” celestial e que veio mostrar o brilho do sol da justiça, para o mundo mergulhado em densas trevas.
3.     É claro que a lua perde sua função quando o sol aparece. Seu brilho não tem qualquer efeito, porque o sol tendo luz própria supera o pouco brilho que a luz tem. Assim é a igreja neste mundo; ela brilha agora, tendo a função de trazer a verdade ao mundo; de impedir que as trevas dominem este cenário de dores e mortes e também para trazer esperança aos corações atribulados e arrependidos. Mas chegará o momento, quando a igreja não mais estará neste mundo, então sua luz não mais brilhará, porque o Sol da Justiça há de brilhar, o Senhor há de voltar para por um ponto final em todo esse reinado de injustiça e há de reinar perpetuamente.
4.     Também, claramente vemos o quanto a lua tem grande influência na terra. Nosso Senhor fala a Jó sobre essa imperceptível, mas incrível atividade da lua sobre o mar, plantações, peixes, e sobre os homens em variados assuntos (Jó 38). Assim também a igreja exerce uma maravilhosa influência sobre este mundo. É pela igreja que Deus tem abençoado este mundo com saúde, com a mensagem do evangelho alcançando tribos, cidades e nações; com milhares de almas libertadas do cativeiro do pecado; trazendo alegria onde só havia desespero; riquezas, onde só havia miséria; esperança firme, onde só havia desespero, etc. Eu não tenho condições de explicar tantas e tantas bênçãos que a igreja de Deus tem derramado sobre o mundo em todo decorrer da história.
        Assim vemos com que precisão o Espírito Santo utiliza esse maravilhoso satélite, a fim de explicar o que significa a perfeição da igreja. É claro que o mundo não dá importância à igreja; o mundo não entende e jamais entenderá como um povo salvo é visto como perfeito em todos os aspectos perante Deus; como a igreja foi identificada com Cristo em toda a formosura e perfeição do Filho de Deus. Até mesmo muitos crentes não entendem essa verdade, mas o fato é que não estamos lidando com palavras dos homens, mas sim com a infalível mensagem vinda do céu à nossa frágil compreensão. A igreja é o que Cristo é, assim como uma mulher está unida ao marido. Toda glória de Cristo é refletida na igreja; toda perfeição dele adorna a igreja e a torna bela e incomparável. Vemos isso na expressão bíblica “vós em Cristo”, e no livro de Cantares temos a confissão da igreja “Eu sou do meu amado”.
        Se quisermos entender esse assunto teremos que romper qualquer compromisso com a igreja pervertida, a grande meretriz. Se quisermos encher nossos corações da verdade gloriosa acerca da igreja, teremos que abraçar a palavra de Deus de todo coração e assim afastar de toda lógica mundana. Satanás tem se ocupado em perverter tudo; em extirpar a verdade da face da terra. Mas a igreja está presente, assim como a lua está em seu lugar. Ninguém pode contra a igreja de Cristo; é impossível destruí-la; ela é eterna e imortal, porque recebeu vida e imortalidade em Cristo.

Nenhum comentário: