terça-feira, 13 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (4)




“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
A CONDIÇÃO PARA SER NOVA CRIAÇÃO: “...se alguém está em Cristo...”
        Minha tarefa hoje é explicar a diferença entre “estar em Cristo” e “estar em Adão”. Creio que o assunto não somente é notavelmente bíblico, como é de profunda importância ao entendimento de todos. Poucos são os que entendem e muitas são as mentiras que chegaram, a fim de encobrir essas tão preciosas e fundamentais verdades. Deus não criou uma raça caída, mas criou um homem perfeito, como é de se esperar que a perfeição vem do criador. A raça caída veio de um Adão que desobedeceu a Deus para ouvir a charmosa e petulante voz do pai da mentira. O Senhor Jesus confrontou os soberbos judeus (João 8) com esse fato, pois aquele povo acreditava que eles eram filhos de Deus pelo fato que tinham Abraão como o patriarca. Mas o Senhor foi bem enfático ao afirmar que eles não eram filhos de Deus, que o pai deles era o diabo e que eles provavam isso pela hostilidade contra a verdade e pelo ódio revelado contra o Filho de Deus.
        Trago esse assunto porque todos nós precisamos saber que o pecado nos posicionou “em Adão”, e isso está bem esclarecido na carta de Paulo aos Romanos. No cap. 3 Paulo mostra o quanto toda raça, constituída de judeus e gentios tombou no pecado: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (verso 23). Além disso, Paulo toma as Escrituras do Velho Testamento para mostrar o quanto todos provam que caíram pelas suas obras e a unanimidade no pecado. É de fundamental importância que todos nós saibamos que Deus vê a raça em Adão; que não interessa para Deus o fato se somos da família Sena, ou da família Barbosa, Costa, Silva, etc. Nós vemos as famílias neste mundo assim, mas quanto a Deus a raça humana pertence a uma só família cujo pai é Adão e a mamãe Eva, e que o sobrenome dessa família é “desobediência”. Não importa se muitos pecam demasiadamente e outros pecam menos, a prova está no fato que todos morrem em Adão. Uma criancinha é tão susceptível à morte quanto um adulto, porque a prova clara da nossa situação em Adão está no fato que: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).
        Tendo essa verdade em mente podemos agora entender a nítida diferença entre “estar em Adão” e “estar em Cristo”. Importa que saibamos que nascemos “em Adão” e não “em Cristo”. Não importa se fui criado numa igreja, se aprendi alguns versos bíblicos, se fui batizado, etc. Ninguém nasce crente; ninguém nas na verdade, mas sim na mentira (Salmo 58:3). A vida de Nicodemos fala bem alto acerca disso (João 3), porque ali estava um homem religioso e até dedicado a Deus e às leis de Deus, mas era um cego e cem por cento ignorante das coisas referentes ao reino de Deus. Jesus deixou bem claro para ele que precisava nascer de novo (3:3).
        Então, tudo isso vem para nos mostrar quanto perigo envolve a vida de muitos que estão iludidos no pecado; a luz que eles têm foi trazida pelos falsos mestres; o conhecimento que eles têm veio daqui e não de Deus. Se não nasceu de novo ainda está ligado ao reino deste mundo; ainda ama esta vida aqui e seu coração está ligado a este sistema passageiro. Se não estiver em Cristo é uma alma condenada, longe de Deus e desconhecida por Deus. Se não estiver em Cristo nem mesmo desejará o reino de Deus porque a alma está plenamente entrosada neste mundo vil e perverso.
        Então, fica muito bem esclarecida a mensagem de Paulo: “Se alguém está em Cristo é nova criatura...” (“criação” no original). E assim continuaremos mergulhado no entendimento dessas verdades.

Nenhum comentário: