quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (1)



                                      
“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
INTRODUÇÃO:      
        Quanta responsabilidade pesa sobre mim, ao tratar de um tema como este! Mas, por outro lado vejo como um verdadeiro desafio, porque sei que os crentes precisam conhecer essa verdade, e os mundanos precisam saber que não há qualquer esperança neles. Lidamos com um Deus de milagre e a salvação é milagre: “Aquele que só faz maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Salmo 136:4). Ora, o sofisticado mundo moderno precisa ouvir que Deus não mudou; que sua mensagem é a mesma e que seu modo de operar no meio dos homens é o mesmo. Paulo mostra neste pequeno verso como a graça opera de forma gloriosa neste mundo por meio do evangelho. Nós precisamos conhecer essa verdade de forma doutrinária e prática, porque não devemos esquecer que satanás tenta imitar Deus muito mais na área religiosa.
        Preciso mostrar as lições contextuais que levaram Paulo proferir esse verso tão conhecido e tão poderoso. A igreja de Corinto estava cheia de pessoas que não aceitavam Paulo como apóstolo, tudo porque na sua primeira carta Paulo foi direto em expor os sérios problemas que estavam acontecendo ali. Nessa segunda carta Paulo está defendendo seu ministério e mostrando que em nada estava intimidado com a resistência dos irmãos. Paulo está ensinando que agora o modo de ele encarar os crentes é diferente; que agora tudo funciona mediante o amor de Cristo, tendo como base sua morte na cruz. Por essa razão é que ele estava tratando os irmãos dessa forma, como novas criaturas em Cristo Jesus. Supomos que eu tenha um conflito com um irmão da minha igreja; como devo eu tratar com ele? Vou usar o sistema deste mundo? Claro que não! Somos crentes, somos salvos, fomos transformados e apresentados ao mundo como participantes da nova criação de Deus e que agora não lidamos uns com os outros segundo o modo da carne e deste mundo.
        Por essa razão quero tomar essa verdade a fim mostrar como ela pode mexer com todo nosso estilo de vida. Agora somos crentes e que isso não é algo daqui; não é obra de uma organização evangélica; não é algo que os homens inventaram.  Os crentes são resultados da nova criação de Deus; os crentes são a nova criação de Deus neste mundo, e esse fato é algo incrível, algo que os anjos pasmados querem ver e anseiam aprender. O fato é que o criador da primeira criação veio ao mundo, tornou-se Homem para realizar uma nova criação e o fato é que ele está expondo perante o mundo essas maravilhas da sua graça. É isso o que Paulo quis mostrar aos crentes de Corinto; que agora eles seriam tratados pela verdade e com a verdade.
        Que valor tem isso para nós hoje? O mesmo valor que tinha para os crentes de Corinto. O verdadeiro cristianismo não mudou e a salvação é a mesmíssima que transformou homens e mulheres no passado. O que acontece em nossos dias é que outro evangelho ocupou o lugar do verdadeiro evangelho, então os resultados são terríveis. O falso evangelho é essencialmente humanista, por essa razão seus resultados expõem os homens onde eles religiosamente podem chegar. Quando não há uma nova criação, então não há mudança, porque os homens são os mesmos, mesmo que suas bocas professem crer, mas o coração ainda está fechado para Deus.
        Mas a salvação revela o que só Deus faz, pois o trabalho do grande salvador é mostrar o que vem do céu e não da terra. Que o Senhor venha encher nossos corações de humildade e santo temor para examinarmos de perto esse verso, a fim de que sejamos ensinados por ele. Os verdadeiros crentes amam a palavra e vivem das sagradas letras. Que essa verdade venha nos empolgar de tal maneira, que as honras e glórias sejam dadas àquele que opera nos homens sua grande obra salvadora!

Nenhum comentário: