quinta-feira, 1 de setembro de 2016

UM DEUS SATISFEITO? (5)




“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeitos; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Isaías 53:11)
A HISTÓRIA DESSA BUSCA POR SATISFAÇÃO.
        Creio que é de profunda importância que busquemos a história de como Deus buscou essa satisfação. Muitos crentes ignoram os ensinos eternos, por isso a vida cristã mostra que não tem qualquer fundamento. Ora, não estamos entrando em território desconhecido, porque Deus mesmo nos revelou aquilo que precisamos conhecer a respeito dele. Outro detalhe é que a bíblia nos exorta a buscar conhecimento do nosso Senhor, porque é de vital importância à nossa fé e a nossa força para enfrentar um mundo carregado de mentiras. Estamos vivendo em dias quando as mentiras religiosas desafiam os chamados crentes e eles ficam em silêncio, porque não tem como defender a fé. Jamais Davi enfrentaria Golias, se não conhecesse que seu Deus era o imbatível Deus de Israel (1 Samuel 17).
        Então, deixemos nosso orgulho a fim de entrar nesse ambiente de luz. A primeira verdade a respeito dessa história é que é ela eterna. Por esta razão está longe do conhecimento dos homens deste mundo, mesmo os mais poderosos intelectualmente. O mundo vive do mundo e tudo o que é daqui passa como o mundo passa (1João 2:15). Então, a história dessa busca de Deus por satisfação só pode vir por iluminação e pelo conhecimento dado através do Espírito de Deus (1 Coríntios 2:10). Então, os que têm o Espírito santo são aqueles que são chamados estudar diligentemente essa maravilhosa história. Deixemos a preguiça e avancemos no conhecimento daquilo que nos interessa; busquemos saber por que Deus nos amou; procuremos investigar os motivos santos e compassivos do Senhor em nos buscar e salvar; procuremos saber que nada havia em mim, a não ser miséria, mas que sua graça foi infinitamente além dessa miséria para me erguer da morte para a vida (João 5:24).
        Além disso, nesse conhecimento somos levados à própria eternidade; nossas mentes tão finitas e extremamente limitadas passam a ver a grandeza da glória de Deus e da graça. Nesse conhecimento saímos desse ambiente mundano, trivial e sujo daqui, a fim de olharmos além do tempo, além do Éden, além dos anjos, e pela fé passamos a contemplar o semblante de amor e tão gracioso de Deus em favor do seu povo eleito. É claro que vemos muito pouca, nossa visão é extremamente curta, mas mesmo assim o pouco que podemos enxergar da nossa história eterna nos fará bem. Não é verdade que aqui gostamos de ouvir sobre nossa família terrena, onde nascemos, quem foram nossos avôs paternos e maternos? E essas notícias nascem aqui e morrem aqui. Mas quanto a história da família celestial, não será ela infinitamente melhor para nós?
        Também, essa história é de um valor inestimável para nós porque nos abre o cenário da eternidade futura. Quando enchemos nossos corações desses tesouros, o mundo começa a diminuir, seu valor vai murchando e sua vanglória apagando. A glória eterna que nos espera é o espetáculo que a fé quer mirar, cheia da doce esperança. A eternidade passada faz reluzir a eternidade futura, e assim entendemos que somos transportados de glória em glória. Não é fascinante isso? Nós somos o povo do céu; nosso nome está gravado lá no livro de Deus; nossos tesouros estão guardados lá; nossa perfeição será obtida lá e nossa festa será eterna lá.
        Por essa razão desdobremo-nos para conhecer o que Deus fez pelo seu povo escolhido e que a glória que há de vir não pode ser explicada aqui. Tudo isso eleva nossas almas e nos faz fortes para avançar em grandes conquistas aqui, para a glória daquele que um dia nos amou.

Nenhum comentário: