quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (9)




“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
O DESASTRE DA VELHA CRIAÇÃO: “...as coisas velhas já passaram...”.
        Oh! Quantas maravilhas da nova criação são vistas nas vidas de homens e mulheres salvos: “...as coisas velhas já passaram...”! Devido às minhas profundas limitações sinto-me incapaz de transmitir as maravilhas, mas farei todo esforço para mostrar o que Deus está realizando neste mundo nas vidas de homens transformados pela graça.
        Em Adão eis que os homens vivem na escravidão do pecado e essa situação é infinitamente pior do que a condição na qual estavam os Israelitas no Egito, tudo porque a miséria dos homens no pecado é realmente imperceptível. Os homens não conseguem perceber a gravidade da situação deles, a não ser que Deus abra os olhos da alma. Na cegueira e na ilusão deste sistema enganador os homens não percebem que lutam, trabalham incansavelmente e são tratados com opressão por satanás. O pai da mentira consegue pintar o mundo perante seus olhos como se fosse um lugar maravilhoso e paradisíaco. Mas na salvação Cristo aparece como o grande libertador: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A liberdade dos salvos é a mais poderosa manifestação da nova criação, porque o mundo não pode compreender essa maravilha. Para o mundo liberdade consiste em usufruir dos prazeres desta vida, agradando a carne. Para os mundanos a liberdade dos salvos é sinônima de escravidão, tudo isso porque eles veem as coisas na aparência e não como Deus mostra.
        Mas o fato é que para a nova criação em Cristo essa escravidão passou; ela está enquadrada nas coisas velhas; os santos agora desfrutam da liberdade da glória dos filhos de Deus. É claro que agora sim, eles sentem o peso esmagador do pecado em seus corpos mortais; o que antes parecia ser leve e prazeroso é agora visto como uma prisão que leva os santos à oração, santidade e luta atroz. A liberdade verdadeira consiste no fato que agora os santos podem andar, enquanto no pecado estavam agrilhoados; consiste no fato que agora podem empunhar suas armas da verdade na luta contra o mal, enquanto no pecado estavam vencidos, derrotados e marcados para serem lançados nas trevas eternais. A liberdade indica que a nova criação agora é livre para andar rumo ao céu e sabe que o maravilhoso Senhor guia suas ovelhas pelas veredas da justiça rumo ao céu.
        Passou também o estado de imundície e de total incapacidade para adorar e servir a Deus. Milhares hoje, devido aos ensinos dos falsos mestres, acreditam que estão servindo a Deus. Mas a verdade é que no pecado os homens são tidos por Deus como imundos. O serviço dos sacerdotes no Velho Testamento exigia que cada um deles deveria se purificar rigorosamente com o sistema de purificação exigido por Deus. Os homens no pecado estão completa e absolutamente incapacitados para oferecer a Deus qualquer serviço; nem eles querem, como também Deus não aceita. Mas é diferente na nova criação, pois Deus mesmo ergue homens purificados pelo sangue do seu Filho e santificados pelo Espírito Santo, a fim de prestar serviços a ele neste mundo (1 Pedro 2:9).
        É a nova criação que oferece sacrifícios de louvores, com cânticos, com seus bens, com seus corpos e todo seu ser. Somente a nova criação pode oferecer a Deus sacrifícios de ações de graças, tão aceitáveis a Deus. É a nova criação que representa o nome do Senhor neste mundo maligno, porque eles foram aceitos em Cristo. É a nova criação que enche o mundo de dulçor, de alegria, de prazer; que santifica tudo e abençoa este mundo sofredor. Que maravilhosa providência da graça para um mundo totalmente pronto para ser destruído pela ira de Deus!

Nenhum comentário: