sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (11)




“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
A REALIDADE DA NOVA CRIAÇÃO: “...eis que se fizeram novas”
        Estou chegando ao fim da exposição do texto e creio que todo ensino doutrinário tem um propósito prático, porque a nova criação é a vida do crente, do salvo neste mundo. Sem a demonstração de que é em Cristo uma pessoa transformada, vivendo em justiça e retidão e mostrando a real diferença entre o que o pecado fez e o que Deus faz, então tudo não passa de religiosidade vã, inútil e hipócrita. E a religião hipócrita é pior do que a incredulidade vil mostrada neste mundo. Não importa a minha declaração de fé, meus costumes religiosos, nem meu zelo pela minha igreja, o que importa é ser nova criatura e revelar isso no viver. Sendo assim importa que entendamos pelas Escrituras a realidade da nova criação.
        Primeiramente, a nova criação em Cristo não destrói o que pertence à antiga criação. A primeira criação é santa, porquanto tudo o que vem de Deus é puro, santo e bom. Foi o pecado que trouxe a destruição da criação de Deus; foi o pecado corrompeu tudo e trouxe essa maldição em tudo o que vemos. Aonde tem pecado, nada fica sem essa conspurcação do mal. Foi Deus quem fez o álcool, mas é o pecado que tomou posse disso e transformou em objeto de destruição e ruína. Deus fez o corpo humano puro e perfeito, mas foi a iniquidade que chegou e lançou mão de algo santo, a fim de usá-lo como instrumento para o mal. Foi Deus quem fez e santificou o sexo, a fim de que no uso dentro do plano matrimonial trouxesse ao mundo a bênção e harmonia da família. Mas foi o pecado que impregnou o coração humano de paixões e concupiscências, fazendo com que tudo fosse usado como objeto para satisfação egoísta dos homens e assim causar tanta maldade e destruição como vemos ocorrendo em nossos dias.
        O que Deus fez na obra da graça foi destruir o efeito do pecado e surgir assim o novo homem que anda em justiça e retidão. Veja bem que a primeira criação é revestida de glória na nova criação, como se entrássemos numa casa antiga, a fim de recuperá-la, tirando toda imundície ali, pintando e adornando-a para um uso próprio. O novo homem em Cristo vê e santifica tudo o que envolve a vida aqui, e é nessa santificação e justiça que a nova criação aparece respirando e trazendo um ambiente de graça, alegria, segurança e prazer. O novo homem vê a santidade de Deus em tudo; o novo homem honra a Deus e tudo o que tem e vê ao seu derredor, pois tudo torna-se motivo para adoração e culto a Deus. A nova criação apareceu para impulsionar os louvores da antiga criação.
        É óbvio que a nova criação não veio mudar os animais, as plantas, etc. Veio sim mudar o homem, tornando-o à imagem de Cristo, para que esse novo homem venha reger tudo em forma de louvor e ações de graças (Isaías 55:12,13). Noutras palavras, eis que a nova criação veio trazer um brilho refulgente de glória, onde só havia trevas e veio acionar a purificação onde só havia corrupção do pecado. É claro que a nova criação não veio tirar a morte, porque isso só acontecerá após a ressurreição, mas veio incitar a criação a querer novo céu e nova terra. Mas nós podemos entender agora que tudo muda ao derredor, quando o homem passa a ter um novo coração. Olha como agora ele vê a vida de um ponto de vista diferente; como agora ele encara seu lar, sua esposa, o marido, os filhos, o dinheiro, os bens, etc. tudo isso sob o brilho da graça.
        É claro que por causa disso o mundo sob a chefia de satanás há de incitar tudo e todos contra os santos, porquanto é terrível a resistência das trevas contra a luz. Os santos sabem que não há possibilidade agora de mudar um ambiente onde reina o pecado e a morte.

Nenhum comentário: