segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO (2)




“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a luz, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?” (Cantares 6:10). 

ESBOÇO DO TEXTO:   

        Preciso continuar um pouco mais na introdução, porquanto quero mostrar a divisão do texto, expondo as quatro lições acerca do perfil da triunfante igreja de Cristo na face da terra. Creio que podemos fascinar diante dessas lições preciosas, porque ao falar da igreja a palavra de Deus está tratando do nosso viver prático aqui, pois a igreja é composta de verdadeiros crentes em Cristo. Segue o esboço do que trata o verso em Cantares 6:10:

        1.     A IGREJA E SUA CONFISSÃO: “Quem é esta q. aparece como a alva...”.

2.     A IGREJA E SUA POSIÇÃO: “...formosa como a lua...”.
3.     A IGREJA E SUA SANTIDADE: “...pura como o sol...”.
4.       A IGREJA E SEU TRIUNFO: “...formidável como um exército com bandeiras.”
Como não dá para tratar de tudo hoje, devo lidar um assunto por vez, especialmente porque considero que no momento são de extrema importância. Por essa razão veremos primeiramente A IGREJA E SUA CONFISSÃO, conforme o texto nos mostra: “Quem é esta que aparece como a alva do dia?”. Observemos bem que essa pergunta é feita pelo coro e mostra que há um verdadeiro mistério que envolve o povo santo de Deus neste mundo. Assim como Jesus, o Filho de Deus, a igreja também não pode ser compreendida pela mente natural, justamente porque ela não é da terra. O mundo irá entender tudo o que se refere às religiões; o mundo dará importância aos costumes religiosos e dirá que tudo isso é necessário na sociedade, porque cada um pensa o que quiser. Vemos em nossos dias o quanto aumentou consideravelmente o número entidades religiosas, e cada pessoa pode escolher o que bem quiser, especialmente naquilo que a pessoa pensa e crê.
        Mas não é assim com a igreja, porque ela vai infinitamente além de uma placa religiosa. É claro que deve haver uma confissão religiosa aqui. Eu sou de uma confissão batista, outros já são presbiterianos e doutras confissões. Eu creio que é importante que cada um saiba o que crê e que deve erguer sua bandeira religiosa, desde que tenha firme convicção na palavra de Deus naquilo que afirma crê. Hoje vejo que a multiplicidade de denominações trouxe mais confusão do que ajuda e por causa disso o povo vive como coelho assustado, sem saber exatamente em que toca deve entrar.   Mas no que concerne à igreja de Cristo, ela é totalmente diferente. Ora, não estamos falando desta ou daquela denominação, mas sim dos santos do Senhor; daquele povo escolhido por Deus antes da fundação do mundo; daqueles pecadores por quem Cristo morreu na cruz e que um dia foram achados e vocacionados pela graça à salvação eterna. Ela não é invisível como muitos pensam e afirmam; ela é visível, presente neste mundo. Deus espalhou esse povo na face da terra como se fosse sal: “Vós sois o sal da terra” (Mateus 5:13). Eles brilham no mundo, porque são chamados por Cristo de “luz do mundo” (Mateus 5:14).
        O mundo agirá como aquelas vozes que formam o coro no livro de Cantares, e que perguntam: “Quem é esta?”. A igreja pertence ao Senhor Jesus e foi comprada e purificada pelo seu sangue, a fim de que fosse sua para sempre (Atos 20:28). Ela será sempre incompreendida aqui; ela jamais verá este mundo como seu lugar permanente, porque ela é santa, pura e gloriosa; ela marcha firmemente para o céu e aqui milita pela causa do seu Senhor. Essas lições que tratam da igreja enchem os corações dos salvos de alegria, porque eles compõem a esposa de Cristo. Ela é chamada de esposa de Cristo, enquanto satanás ergueu a grande meretriz, que é a união de todos os ímpios numa só credo religioso, a fim de proclamar que o reino das trevas e a adoração do diabo neste mundo marcado para o juízo.

Nenhum comentário: