terça-feira, 20 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO (3)




“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a luz, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).

A IGREJA E SUA CONFISSÃO: “Quem é esta q. aparece como a alva do dia?”.

        A esposa é vista como a alva do dia pelo coro e é assim que a igreja é vista como a alva do dia. A “alva” é clarão indeciso que precede a aurora (conforme o dicionário Aurélio). Costumo levantar bem cedo e presencio esse momento que tudo começa a ficar claro, quando as aves começam a cantar e tudo parece festejar, celebrando o nascer de um novo dia. A confissão da igreja funciona como a alva do dia. Tudo acerca da igreja é para o mundo interrogação e a confissão da igreja vem mostrar o que significa a igreja aqui, porque sua confissão indica o que ela será em seu comportamento e suas atividades enquanto estiver neste mundo. A igreja representa o Senhor, pois a vida do Senhor constituía uma incógnita para os incrédulos. Se quiser conhecer a igreja, veja em sua confissão.
        Ela é insondável para o mundo: “Quem é esta?”. Por que o mundo não pode compreender a igreja? A razão é que a igreja não é daqui; não é formada por homens; não é resultado de denominações. A igreja é do Senhor Jesus: “E eu edificarei a minha igreja...” (Mateus 16:18). A igreja é um mistério insondável para qualquer mente e não existem meios neste mundo de investigar. A igreja foi comprada com o sangue do Senhor e sua existência ultrapassa todo entendimento e existência. A igreja pertence ao céu e não à terra e sua existência aqui é para brilhar a glória de Cristo neste mundo. A igreja tem sua posição no céu e é abençoada perfeitamente nos lugares celestiais e o nome de cada crente está escrito no livro da vida (Apocalipse 20:15).
        Sendo assim podemos afirmar que a igreja do Senhor difere da igreja ecumênica, a grande meretriz, porque está é edificada com material das mentiras produzidas por todo sistema religioso apartado da verdade bíblica. O mundo entende tudo acerca da grande meretriz, mas nada pode entender ou explicar acerca do povo de Deus que peregrina nesta vida aqui. A igreja do Senhor só pode ser explicada pela confissão que brota do coração de cada salvo: “Eu sou do meu amado e meu amado é meu”. Essa é em poucas palavras o real significado de confissão da igreja.
        O mundo nada entenderá das doutrinas do pecado, da salvação, do céu, do inferno e de outras maravilhas da conquista de Cristo na cruz. A vida de humildade e de justiça da igreja proclama ao mundo sua confissão de fé, que os crentes não tem onde se gloriar, a não ser na cruz (Gálatas 6:14). O mundo religiosamente se jacta de sua própria justiça; os homens vivem fascinados sob o engano do pecado de que há bondade, pureza e boas intenções no coração em relação a Deus. Mas quanto aos crentes, tudo funciona contrário aos pensamentos mundanos, pois proclamam que foram salvos da condenação, que entrarão no céu e que vivem aqui neste mundo sob o cuidado e proteção de Deus. Como os mundanos vão compreender essas coisas? Elas não fazem parte do seu sistema de vida terrena.
        Compreendemos essa confissão desde a salvação do pecador, pois é nessa doce experiência que tudo começa a funcionar contrário às leis do pecado. Eis agora um homem dando às costas ao mundo e encarando o salvador para dizer-lhe: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. É a alva do dia; é tudo antecipando o nascer do sol; é a festa feita pelos anjos por causa de um pecador que se arrependeu. Então, ouçamos a igreja reunida, pois ela dirá em tom de confissão que “Cristo morreu por ela”; que agora pertence para sempre ao Senhor. É a confissão dos escolhidos e seu cântico será uma doce melodia que sempre narrará a velha história da cruz.

Nenhum comentário: