sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (6)




“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
A MANIFESTAÇÃO DA NOVA CRIAÇÃO: “...é nova criação...”
        Não há algo mais belo do que a nova criação de Deus, pois Deus está exibindo ao universo a atuação da sua graça. Enquanto na primeira criação Deus tomou o barro e fez o homem do pó da terra, eis que a nova criação expõe as maravilhas do céu. Em Adão os homens são terrenos, em Cristo eles são celestiais. A primeira criação o homem surgiu no belo paraíso do Éden, enquanto o segundo homem é Deus atuando no império das trevas, a fim de que sua luz realmente mostre o quanto é operante e para sempre triunfante.
        Esta segunda criação nada tem a ver com a primeira. Em Adão os homens caíram no pecado para a desgraça de toda criatura que agora geme na luta pela sobrevivência. A segunda criação mostra os homens perfeitos em Cristo, os quais nasceram de Deus (João 3:5) e que são incapazes de sofrer qualquer queda,  porque o segundo Adão não pode pecar; sua vitória foi completa e triunfante contra toda hoste infernal das trevas. A primeira criação mostra os homens escravos, condenados, terrenos e agarrados ao pó, na esperança de melhorar um ambiente condenado ao fogo (2 Pedro 3:6). A segunda criação de Deus mostra homens que carregam sim um corpo e uma natureza pecaminosa e mortal, mas que estão sendo transformados pela mesma graça, a fim de chegarem à perfeição, após saírem deste estado humilhante e desonroso. Na primeira criação o que resultou foi o que vemos agora, homens e mulheres inimigos de Deus e amigos do diabo, enquanto a segunda criação mostra o homem em Cristo reconciliados por meio do sangue derramado na cruz e que agora sofrem tremendamente a hostilidade do mundo e do diabo. A primeira criação produziu uma raça de homens nascidos no pecado e filhos do diabo (João 8:44), enquanto a segunda criação de Deus exibe ao mundo os filhos de Deus, nascidos por obra da soberana e irresistível vontade de (João 1:13).
        A primeira criação também mostra que os resultados do pecado são terrivelmente corruptíveis, pois os homens em Adão são espiritualmente defuntos (Efésios 2:1), e nessa condição tão vil eles vão se degenerando gradativamente, sem que haja qualquer poder aqui que possa interromper essa passagem gradativa de um mal para outro mal, a não ser que o próprio Deus venha deter essa corrupção por meio do seu Espírito (2 Tessalonicenses 2:7). A segunda criação em Cristo é diferente, pois eles são transformados de glória em glória na imagem de Cristo, e o que parece ser trevas aqui, na realidade é que o caminho deles funciona como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (2 Coríntios 3:18 e Provérbios 4:18). Outro grande e glorioso detalhe é que a primeira criação foi destruída pelo pecado e pela consequente entrada da morte, mas a segunda criação é impossível de ser destruída, porquanto o que vem do segundo Adão é vida eterna, sendo assim impossibilitado de ser destruído por aquilo que o próprio Autor da vida destruiu com sua morte e ressurreição.
        Então, o leitor pode perceber o quanto minhas palavras são pobres para relatar as maravilhas da graça real. Mas o poder do Senhor nos dará compreensão dessas coisas tão profundas e extraordinárias. Quando falamos da segunda criação, certamente lidamos com o homem do coração; tratamos não daquilo que é aparente, mas sim do que é invisível. Enquanto estivermos neste mundo estaremos sim fitando o que externo e seremos sempre limitados. Mas o novo homem em Cristo um dia há de manifestar-se em sua totalidade. Um dia Deus há de arrancar do universo todo mal, a fim de expor o triunfante, glorioso e eterno trabalho feito por sua obra de arte – a nova criação em Cristo!

Nenhum comentário: