sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (2)



                                     
“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
A CONDIÇÃO PARA SER NOVA CRIAÇÃO: “...se alguém está em Cristo...”
        Tendo já introduzido o assunto, espero que a graça do Senhor me faça forte para trazer os argumentos em torno do texto. É claro que o mundo religioso de hoje espera que Deus esteja acenando com bênçãos para todos, mas a verdade é que a multidão fascinada pelas ilusões dos falsos mestres está no íntimo acreditando que todos são filhos de Deus e que todos finalmente irão para o céu. Mas o fato é que a inerrante palavra de Deus nega isso e põe todos os homens onde o pecado os colocou. Se satanás encobre a verdade, eis que a luz da verdade revelada vem para trazer tudo a lume.
        Paulo não está declarando que todos os homens fazem parte da nova criação de Deus, mas tão somente os que estão “em Cristo”. Aliás, o texto chega como advertência aos que estão dentro das igrejas, mas vivem no pecado, crendo que estão salvos, quando jamais conheceram o poder transformador do evangelho bendito. Vemos que Paulo mostra que há uma condição para ser nova criação de Deus e é “Se alguém está em Cristo...”. Essa verdade vem avassalar e desmanchar toda pretensão religiosamente falsa de nossos dias, porquanto desliga toda atividade humana e desfaz todo conselho do homem. Quem é que pode colocar alguém em Cristo? Nós podemos adicionar alguém à nossa família; podemos acrescentar alguém no rol de membros de nossa igreja; podemos fazer o quisermos para promover o bem-estar religioso dos homens e até mesmo afirmar para muitos que eles foram salvos porque fizeram uma decisão de aceitar Jesus como salvador. Mas nada disso significa que pecadores foram colocados em Cristo.
        Também, importa que saibamos que essa linguagem “em Cristo” é achada em toda extensão do Novo Testamento. Nosso Senhor preveniu seus discípulos para essa verdade, de que tudo funcionaria corretamente e eles dariam fruto no viver se cada um deles estivesse nele, em Cristo: “Se vós estiverdes em mim, e eu estiver em vós” (João 15:7). Essa união no Senhor é vital, é uma ligação nossa com aquele que é a própria Vida, assim como a seiva está inerentemente ligada à árvore e os frutos aparecem decorrentes dessa ligação. Isso significa que nosso Senhor jamais diria assim a Judas, pelo contrário, ele fez com que o filho da perdição saísse logo, a fim de estar com seus verdadeiros discípulos e assim passasse para eles suas promessas e consolações antes da sua partida deste mundo.
        Então vemos como essa frase: “em Cristo” desmancha todo orgulho religioso e atira no pó toda soberba que parte de corações irregenerados. Eu tenho três filhos, eles nasceram de mim e vieram do pecado, assim como e minha esposa também viemos. Não há diferença. Porque eu sou um crente e estou em Cristo, não significa automaticamente que eles foram achados em Cristo. Eles confessam que são salvos, que se converteram a Cristo, caso contrário estão perdidos. Não há mais condenação sim, mas para os que estão “em Cristo” (Romanos 8:1) e não há diferença.
        Por essas razões creio que tal assunto chegará aos nossos corações, a fim de nos humilhar, mesmo que não queiramos ser humilhados. Mas qual salutar é essa humilhação! Por toda parte sentimos o “cheiro” terrível do orgulho diabólico, hipnotizando milhões neste mundo, com suas falsificações religiosas. Não há o momento certo para respirar a atmosfera da verdade? Não é o momento exato para cessar toda atividade carnal? Não é o momento para que cada um examine sua condição perante Deus? Claro! Nós viemos da mentira e estamos perante o Deus de toda verdade.

Nenhum comentário: