terça-feira, 20 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (8)




“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
O DESASTRE DA VELHA CRIAÇÃO: “...as coisas velhas já passaram...”.
        Oh! Quanto precisamos entender essas verdades da nova criação! Quanto precisamos saber acerca da incrível obra criadora da graça! A primeira criação envolveu céus e terra, mas a nova criação é a portentosa graça exibindo sua vitória contra o pecado e seu maior efeito – a morte. Agora tudo está relacionado aos homens; a história agora mostra que onde abundou o pecado, superabundou a graça, e até mesmo a criação é contagiada com o fato que a morte foi derrotada para sempre com a ressurreição do Filho de Deus e homens aparecem no mundo, mostrando o que Deus operou em suas vidas. Foi exatamente isso o que o autor de um antigo hino quis expressar em adoração:
                No céu, na terra, que maravilha! Está operando o poder do Senhor!
                Mas, seu amor aos homens perdidos, das maravilhas é sempre a maior!
        Então é nosso dever investigar essas maravilhas, porque não é invenção dos homens; não é resultado de meras emoções; não é fantasia religiosa. É Deus quem comunica essas verdades por meio de sua palavra e prova isso agora por meio do viver de homens e mulheres, cujas vidas são transformadas diariamente. É claro que o mundo vai ignorar essas coisas; é claro que este sistema perverso está completamente distante de conhecer as riquezas da nova criação, porque o mundo vive daquilo que o pecado oferece e dorme nos braços do maligno (1 João 5:19). A nova criação só pode ser contemplada pelos crentes, porque eles continuamente creem e participam desse reino que jamais há de passar. Sendo assim examinemos de perto essas lições notáveis que vêm enriquecer nossas vidas e fortalecer nossa fé.
        A nova criação afirma que passou a ligação com o velho homem em Adão: “As coisas velhas já passaram...”. Que fantásticas boas novas! Aquela velha ligação com o mundo, com o diabo, com os costumes da velha natureza, tudo isso já passou. O fato que os salvos eram condenados, isso não é levado em conta; o fato que seus pecados eram contados como milhões e milhares, tudo isso foi tratado com o sangue remidor e perdoador do Filho de Deus (Hebreus 10:17,18). O fato que estavam mortos em seus pecados, isso tudo ficou no esquecimento, porque foram vivificados e o Deus vivo é o Deus deles (Efésios 2:1). A nova criação sobrepuja em tudo a velha criação, fazendo com que esta seja lançada no mar do esquecimento. Antes tudo era plena escuridão, mas agora os salvos caminham na luz que vai brilhando mais e mais, até que a glória perfeita seja presenciada por eles.
        Passou também o estado de inimizade contra Deus. Veja o que Deus faz na nova criação, pois ele mesmo reconciliou um povo consigo, por meio do trabalho glorioso do Filho de Deus. Agora não há mais guerra, não existe mais a obstinação de homens lutando contra Deus, contra o bem e contra a justiça e verdade. O que vemos agora são homens e mulheres humilhados, com seus corações em confissão sincera, andando com Deus neste mundo, porque reconheceram e reconhecem que não passam de meras ovelhas necessitadas do pastoreio e da liderança de Cristo em suas vidas (João 10:27). Eles são vistos ainda cheios de defeitos pelo mundo, mas isso é opinião enganosa deste sistema enganador, porquanto a justificação tirou a culpa dos crentes e agora eles são conhecidos por Deus como pecadores livres para sempre da penalidade que os impulsionava ao inferno. Agora são aceitos como filhos de Deus (João 1:12); agora são chamados de servos de Deus, porque deixaram seus ídolos, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1:9).

Nenhum comentário: