sexta-feira, 30 de setembro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (2)




“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram  enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
A BOA VONTADE DE DEUS PARA COM OS HOMENS NA HISTÓRIA BÍBLICA.
        Tendo dado uma breve introdução minha esperança e oração é que o assunto tenha despertado interesse. Precisamos ir ao encalço da verdade, custe o que custar; precisamos enfrentar a sã doutrina com prazer os santos e soberanos ensinos acerca de um Deus bondoso, que em tudo serve à uma raça pecadora e rebelde. Suas palavras dirigidas a Jerusalém mostram o quanto esse Senhor que se fez homem, por longo tempo foi paciente e longânimo para com Israel, conforme ele mesmo declara em Isaías 65:2: “Todo dia estendi a mão a um povo rebelde...”. Então, é certo que nunca haverá qualquer ser humano neste mundo ou mesmo no inferno que poderá acusar Deus de injusto e cruel. Ele realmente quer o bem do homem, e é o homem que não quer saber dessas dádivas do Senhor.
        Tendo exposto a parte introdutória, vamos lidar com a história bíblica, porque toda ela é a narrativa da disposição de Deus em favor de uma raça caída. Vemos isso primeiramente na forma como ele sempre comunicou com os homens e como sempre quis o bem do homem. A bíblia inteira é Deus comunicando com os homens; mesmo na queda vemos como Deus foi à busca de Adão: “Adão, Adão, onde estás?”. Vemos ali uma consciência culpada e a disposição de fugir de Deus, enquanto temos um Deus que já poderia ter punido ali mesmo o homem que lhe desobedeceu, mas que ao invés de fazer isso pode demonstrar todo seu amor e interesse em tratar com o pecado.
        Meditemos também no fato que a raça multiplicou-se sobremaneira naqueles dias e que mesmo o pecado havendo entrado, ainda assim a natureza fornecia aos homens longevidade e uma criação toda à disposição. Mas o que eles fizeram? Será que diante de tudo isso aqueles homens voltariam para Deus; será que estavam prontos a reconhecer sua rebelião e buscar o conselho de Deus? Claro que não! Notemos como Deus mostrou sua bondade para com a raça naquele tempo através de Noé. Noé foi uma provisão da graça de Deus, foi Deus invadindo o terreno do pecado e salvando uma alma com sua família. Mas em relação à multidão pecadora, a construção da arca durante tanto tempo foi a grande exibição da longanimidade de Deus. A ira de Deus não desabou imediatamente sobre a multidão, pelo contrário, cada vez que o martelo batia, que o barulho do serrote podia ser ouvido e a arca aos poucos era montada, Deus estava apenas mostrando o quanto ele é bondoso e o quanto deseja o bem eterno do homem, “...mas vós não quisestes”.
        Mesmo tendo varrido a população perversa da face da terra por meio do dilúvio, eis que Deus não apagou seu amor. A descendência de Noé era tão pecadora quanto a descendência de Caim. Mas mesmo assim, quando as trevas inundavam a face da terra e os povos foram multiplicando em número e em iniquidade, mesmo assim eis Deus fazendo brilhar sua graça ao chamar Abraão. Para que? Para que por meio dele fossem abençoadas todas as famílias da terra. Foi embalado nessa santíssima disposição que vemos Deus lidando com reis e povos; vemos como Deus fez surgir nações poderosas. Esse é o Senhor tão maravilhoso e tão glorioso, tardio em irar-se e suportando por centenas de anos a dureza, obstinação e rebelião do homem contra ele.
        O que temos hoje? Não é a sua palavra em nossas mãos? O que a bíblia é? É Deus comunicando sua bondade aos homens; é Deus mostrando a toda raça o quanto seu reino é de amor, de bondade, de perdão e de aceitação a todos. Mas diante de tudo isso, “...vós não quisestes”.

Nenhum comentário: