segunda-feira, 5 de setembro de 2016

UM DEUS SATISFEITO? (8)




“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeitos; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Isaías 53:11)
A HISTÓRIA DESSA BUSCA POR SATISFAÇÃO.
        Não pode haver algo mais espetacular do que ver a forma como Deus narra a história em sua palavra. A bíblia nos inspira a buscar esses conhecimentos, porque encontramos alegria e prazer nessa verdade que nos foi revelada, e assim ficamos envolvidos no poder de Deus, enquanto o vemos agir na história deste mundo. Se estivermos com nossos submissos e prontos a aprender de Deus, nosso supremo professor há de abrir nossos olhos, especialmente agora em Isaías 53. O que temos nesse é Deus mostrando a história no passado e no futuro, a fim de que agora no tempo presente possamos entender a forma como o todo-poderoso age.
        A maior parte do capítulo mostra a narrativa da vida e da morte do Servo de Jeová, contando como se fosse algo que já acontecera. Ora, sabemos que o livro de Isaías foi escrito pelo menos 700 anos antes da vinda de Cristo ao mundo, da sua crucificação e ressurreição, mas a narração é feita como se todo esse acontecimento ocorreu anos antes. Tudo isso porque estamos lidando com o Deus que não está limitado ao tempo. Depois vemos como, de repente Deus mesmo leva essa história para o futuro: “...quando a sua alma se puser por expiação do pecado...”; “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito...”. Quão importante é que leiamos as Escrituras, reconhecendo que esse livro é de Deus e não do homem. A bíblia é, de fato um milagre, e tal milagre deveria tomar os corações de todos de temor, reverência e adoração.
        Também, importa que saibamos que é Deus quem está agindo nas três Pessoas. Uma pessoa está narrando, outra está ativamente operando sua vontade e a outra está se entregando. A obra da salvação pertence ao Deus triuno, sem essa visão de glória nós simplesmente nos perderemos. O narrador dessa história é o Espírito Santo e a bíblia é fruto dessa santa reportagem. A Pessoa que está ativamente operando sua soberana vontade é mostrada no Novo Testamento como sendo Deus, o Pai. E a Pessoa que se entrega passivamente para a obra de expiação na cruz é o Filho. Então, é nessa aventura de amor, que tudo o que fora planejado trará satisfação em Deus: “...e ficará satisfeito”. Não é uma história que enche nosso coração de alegria? Não podemos nós ver o quanto essa perfeita salvação veio totalmente de Deus?
        Então, ao abrir as páginas do Novo Testamento vemos como o Espírito de Deus lança luz em tudo isso; vemos como brilha ainda mais a refulgente luz da salvação. Em João nosso Senhor afirma que desceu do céu para fazer a vontade do Pai (João 6:39). Eis aí o Servo sofredor; eis aí o cordeiro puro e sem mácula perante os homens, mostrando de onde veio e o que veio fazer; eis aí o Filho de Deus submisso ao Pai e pronto para lhe agradar em tudo. Que perfeita salvação! Que grandiosa redenção! Que trabalho perfeito! Deus está satisfeito ao ver que a obra na cruz foi feita na excelência da obediência do Filho de Deus. Tal ministério do Filho, vindo ao mundo para sofrer e conquistar um povo para Deus, tal episódio encheu o coração de Deus, porque tudo foi feito perfeitamente; o Filho gritou: “Está consumado!”. Eis aí a promessa cumprida, a perfeita, segura e eterna salvação! Eis aí a justiça conquistada, a fim de que homens condenados pudessem ficar livres da condenação e serem aceitos como inculpáveis perante Deus.
        Podemos agora proclamar em alto e bom som, que Cristo veio para nos salvar de uma vez por todas e que Deus pode olhar para os remidos com satisfação. Deus está satisfeito e é nessa satisfação de Deus que os santos podem ser envolvidos dia a dia.

Nenhum comentário: