segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO (7)




“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a luz, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?” (Cantares:10:6).

A IGREJA E SUA CONFISSÃO: “Quem é esta q. aparece como a alva do dia?”.

        Analisemos melhor essa confissão da igreja: “Quem é esta que aparece...”. Estou dando a isso, especialmente porque é possível detectar a ausência de genuína confissão por parte do atual cristianismo, e isso significa que o momento marca aparente alegria, mas a verdade é que examinando profundamente vemos que há falta de base sólida. Por essa razão vemos o quanto o mundo manifesta profundo desprezo ao cristianismo atualmente. Ora, o mundo é essencialmente organizado sem qualquer estrutura, porque tudo aqui funciona tendo como base a mentira, por essa razão o mundo desdenha sim de uma fé falsa, até mesmo demônios zomba de falsos crentes (Atos 19). Mas não é assim com a igreja do Senhor, pois ela aparece trazendo luz e isso significa que ela traz consigo uma confissão de fé, se qualquer titubeio.
        Vou mais adiante para mostrar o quanto a igreja, mesmo sendo odiada e perseguida pelo mundo, ela sempre causou um verdadeiro impacto, trazendo respeito e temor a Deus, especialmente depois das adversidades. Foi assim com a igreja em Jerusalém, porque ela era marcante em seu testemunho e bem corajosa em avançar, mesmo em face das perseguições. O que diz em Atos que a igreja encontrou a simpatia da parte de todos. O mundo vai acusar a igreja de que? Ela é o que ela manifesta em seu viver; ela nada tem a esconder perante o mundo; ela não se oculta, porque aparece como a alva do dia, declarando ao mundo que logo o sol da justiça há de aparecer.
        Posso afirmar também, que a confissão genuína da igreja está acima de qualquer exigência natural, porque a fé é chamada de santíssima fé (Judas 3). Mesmo em face daquilo que é bom, útil e agradável neste mundo, a confissão da igreja sobe às alturas e despreza tudo aquilo que parece ser tão belo e puro. A confissão da igreja está acima da natureza carnal, e até mesmo da própria vida. A igreja não está ocupada com isso, porque ela é uma entidade celestial. Sua confissão está firmada na autoridade da Palavra de Deus, fora disso tudo não passa de entulho, sem qualquer valor eterno. Quem é deste mundo sempre há de interessar-se por aquilo que é daqui, mas a igreja não traz consigo qualquer identificação com a terra, pois sua pátria está no céu (Filipenses 3:20).
        Também a confissão da igreja mostra que ela segue o caminho de santidade. Por santidade significa que a igreja está marcada como propriedade particular do Senhor (1 Pedro 2:9). A maior manifestação de decadência do cristianismo neste mundo aparece quando aqueles que afirmam ser crentes estão parecidos com o mundo em todos os aspectos; quando estão associados com este sistema que tanto odeia Deus, conforme estamos vendo em nossos dias. A igreja é diferente, porque foi comprada com o altíssimo preço de sangue, por essa razão os verdadeiros crentes hão de desprezar o mundo e o mundo há de odiar os genuínos santos do Senhor, conforme aquilo que nosso Senhor revelou aos seus discípulos em João 15 e 16).      Falsos mestres têm trazido o ensino de que a igreja deve se misturar com o mundo, a fim de ganhar o mundo, mas a verdade é que a igreja foi chamada para ser diferente, assim como uma água cristalina deve ser mantida pura de qualquer contaminação. O alvo maior da igreja não é ganhar o mundo, mas sim glorificar a Cristo no viver. É somente assim que a igreja realmente é útil aqui e é usada por Deus para grandes avivamentos e a salvação de muitos pecadores. O dono da igreja é o Deus santo e ele requer que os santos sejam santos em toda maneira de viver, como vemos em 1 Pedro 1:15 e também conforme o ensino de toda Escritura.

Nenhum comentário: