quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (5)




“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
A CONDIÇÃO PARA SER NOVA CRIAÇÃO: “...se alguém está em Cristo...”
        A primeira criação posicionou toda raça em Adão e isso significa que não há ninguém que nasce salvo, ninguém que nasce como filho de Deus, ninguém que nasce como santo. A nova criação, entretanto posiciona o homem “em Cristo”. Quanto a essa posição não há quem tenha poder para fazer isso por si mesmo. Não há um crente que possa tornar um filho ou um amigo em um crente. Os homens podem levar alguém a igreja; podem ensiná-lo e conduzi-lo nos costumes de sua denominação preferida; podem ensinar bons costumes como orar, citar versos e cânticos, mas não podem  torná-lo nova criação em Cristo, porque isso é trabalho de Deus. Deus é criador e ninguém mais tem poder para criar.
        Então, a nova criação de Deus difere da primeira criação, porque está indica que a pessoa está em Adão, enquanto aquela mostra que a pessoa está em Cristo. Que majestoso e soberano trabalho da graça! Nosso Deus em sua compaixão entrou no território do pecado, tomou do mesmo barro para fazer milhares e milhares de vasos para serem intitulados de “vasos de misericórdia” (Romanos 9:23). Que posição de privilégio tem os crentes! Isso traz lições profundas e preciosas aos corações santificados pela graça. Uma dessas lições é que o homem em Adão está completamente distante e impossibilitado de entender essas coisas. A natureza pecaminosa em Adão faz com que os homens no pecado entendam apenas o que envolve essa natureza, assim como o leão entende apenas aquilo que está ligado à sua natureza de leão.
        Não somente isso, a natureza ligada a Adão há de desprezar o que envolve a natureza da nova criação em Cristo. O homem no pecado é cego para as cores do céu e para o gozo perfeito que espera o crente. A natureza adâmica está envolvida a esta vida aqui, mesmo sob as correntes da morte e vivendo debruçada nas prisões do diabo. Conforme Tiago, essa natureza produz sabedoria que é animal e diabólica (Tiago 3:15). Também, em Adão os homens são conhecidos nesta esfera carnal e não no terreno espiritual. A família em Adão é bem unida no pecado; é unida e tem o mesmo parecer no que tange as mentiras deste mundo. Enquanto em Cristo os salvos constituem uma família, unida, que ama a palavra e que preza a verdade. Se no meio dos salvos tiver alguém que não pertence à nova criação, esta pessoa não demora para abandonar aquele convívio santo e agradável a Deus.
        Judas teve que deixar o ambiente de comunhão entre os discípulos e Jesus, porque aquele lugar não satisfazia seus interesses mundanos e carnais. Muitos chegam a participar de tantas bênçãos derivadas dos céus e da graça num ambiente cristão; muitos aprendem doutrinas poderosas acerca da salvação, mas não podem voar às alturas da fé, assim como acontece com os que realmente creem. Também, mesmo que recebam chuvas de bênçãos que caem sobre os salvos, eles só vão produzir espinhos e abrolhos, porque não pertencem à nova criação de Deus (Hebreus 6:7,8). Já conheci muitos que pareciam crentes genuínos, mas que não passavam de fogo de palha; em seus corações o fervor do pecado continuava queimando intensamente; no íntimo o amor ao mundo era constante, até que finalmente deram adeus ao ambiente sagrado, porque desceram para o Egito, à busca do socorro mundano e para Sodoma à busca de prazeres.
        Os verdadeiros salvos são resultados do trabalho de Deus no coração, por isso eles revelam que pertencem à nova criação, por isso amam a justiça e colocam santidade em prática no viver.

Nenhum comentário: