quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A IGREJA DE DEUS (13 de 13)




“Para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15)
A IGREJA E SUA FUNÇÃO: “...coluna e baluarte da verdade”
        Tem muito para falar da igreja como coluna da verdade, mas creio que o que foi dado pode ajudar aqueles que realmente buscam uma explicação clara e simples acerca do que realmente significa a igreja de Deus e o culto devido a ele. Não há dúvida que muitos são os sinceros crentes que, diante da atual confusão estão desnorteados, precisando apenas de orientação bíblica. Sendo assim, creio que esse verso de 1 Timóteo é de grande valia para os que amam a palavra de Deus.
        Mas o texto mostra que a igreja é também “baluarte da verdade”. Enquanto “coluna” mostra a posição vertical da igreja, capaz de suportar o peso que vem de cima, ela sendo “baluarte”, indica que ela é capaz de suportar as pressões horizontais. O mundo, o diabo e o inferno se voltam continuamente contra a igreja de Deus; esses vendavais do mal se agravam continuamente e assopram para fazer desabar aquilo que parece ser de Deus, mas não é. Vemos ultimamente o quanto pastores e movimentos evangélicos têm abandonado a fé; vemos como a pressão da nova era tem forçado as lideranças evangélicas a lançar fora tudo o que é verdadeiro e puro, a fim de aceitar as condições impostas pelo sistema “evangélico” moderno.
        Vemos hoje o quanto as tradições bíblicas são tachadas como sendo radicais e como igrejas têm cedido às opiniões mundanas têm sido “abençoadas” numericamente por causa dessas decisões. A liderança firme e forte de homens que podem ser colunas nas igrejas tem dado lugar à liderança feminina; mulheres têm ocupado a posição que Deus entregou aos homens; os cultos a Deus têm dado lugar ao emocionalismo e shows e a pregação vem apenas com aquilo que satisfará o gosto da multidão tão apreensiva por mensagens positivas e “abençoadas”. Ora, tudo isso chegou como verdadeiro furacão do inferno, a fim de testar o que é de Deus e o que não é, e quando a igreja não pode suportar essas pressões vindas, significa que ela não é coluna nem tampouco baluarte da verdade.
        O termo “baluarte” indica que a igreja de Deus é uma fortaleza inexpugnável; que ela é impossível de ser tomada e destruída. O termo mostra uma figura de linguagem, porque naquele tempo muitas cidades fortalecidas foram destruídas. Jerusalém quando foi invadida pelos caldeus não pode suportar a persistente pressão dos inimigos que sitiaram a cidade, e quando ela estava enfraquecida puderam tomar e destruir, conforme vemos em Jeremias 39. Mas a igreja de Deus não somente é coluna, como também é baluarte da verdade. As mentiras deste mundo são frágeis armas contra essa poderosa casa de Deus; satanás tenta usando todos os meios, de todas as formas, mas todos os seus esforços são nulos perante o poder que torna a igreja tão firme e resistente. Pode abalar os rebeldes lá dentro; pode arrancar do meio dela os insinceros e inconstantes; pode afugentar os infiéis e falsos pastores. Mas nada pode contra os verdadeiros e fieis santos de Deus.
        Os verdadeiros crentes são perseguidos, provados, mas não caídos. Igrejas têm sido sustentadas na oração, na pregação da verdade, na santidade e no amor de seus membros; igrejas têm se mantido ativas e dando um testemunho fiel do nome do Senhor. Isso significa que elas são de fato “coluna e baluarte da verdade”. Precisamos de pastores que ousam permanecer inabaláveis, quando tudo parece ruir ao derredor; quando pastores se afastam e mostram que estão negando a fé. Precisamos de homens e mulheres convertidos de coração a Cristo, e que mostram isso pelo amor à verdade; precisamos de homens e mulheres que amam a verdade e que provam isso no dia a dia. Cristo é glorificado, quando igrejas permanecem firmes e perseverantes na fé, em todos os aspectos do viver e em seus cultos.


       
       

Nenhum comentário: