sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A IGREJA DE DEUS (10)




“Para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15)
A IGREJA E SUA FUNÇÃO: “...coluna e baluarte da verdade”
        Avancemos mais no exame desse texto tão precioso e tão revelador, porque Paulo passa a mostrar a função da igreja, como sendo ela “coluna e baluarte da verdade”. Creio que esse ensino é de profunda importância para nós que vivemos dias quando para o mundo, e até para os chamados evangélicos o fundamento não tem qualquer valor. Todos os valores do mundo e do movimento chamado cristão em nossos dias parecem ser feitos de plástico, pois o mundo quer viver dos momentos, dos prazeres, das emoções e aventuras.
        Nas igrejas hoje os cultos não diferem muito dos desejos dessa geração tão insensata e incapaz de raciocinar. É claro que os verdadeiros ensinos que são fundamentais à firmeza dos santos nem sequer são considerados. As mensagens são comumente preparadas para ajudar os homens a viver o momento; quando se fala de doutrina, eles costumam tratar com aquelas que vêm servir ao momento. Os homens hoje buscam sentir bem, por isso os cultos são preparados para isso; os shows ocuparam o lugar da adoração em espírito e em verdade e os que ali estão não têm qualquer interesse em saber se há fundamento ou não; muitos desconhecem a verdade do arrependimento e da fé firme e perseverante. Eles querem tudo, querem saber que foram eleitos, mas têm horror de ouvir acerca do estado de depravação do homem e do merecimento que tem do inferno. Eles querem ouvir tudo o que puder ouvir de positivo, mas nada de coisas negativas.
        Não tenho me aprofundado muito acerca daquilo que vemos porque meu real objetivo é tratar da igreja como sendo coluna da verdade. Sem esse rochedo debaixo dos pés a igreja pode ser lotada, cheia de festas e de cultos emocionais, mas o fato é que não passa de um clube social. A igreja foi estabelecida para ser coluna da verdade, por isso ela os que ali frequentam precisam saber se são realmente crentes, se podem suportar a pressão; se o fogo da pregação mexeu com o orgulho e levou todos à humilhação. Cada crente deve saber se a verdade chegou ao seu íntimo (Salmo 51:6), se sua confissão de fé vem do coração e não da boca para fora. A pregação verdadeira vem para trazer tudo perante a luz e nada fica oculto perante a poderosa palavra, quando é pregado sob o poder de Deus.
        Digo mais que a pregação deve vir para arrancar toda justiça própria. Nem sequer podemos imaginar o quanto essa justiça humana é perigosa, enganadora e maliciosa. Os homens com consciência culpada costumam buscar paz numa religião e pagam bem para ouvir coisas que lhes agradam. Tais elementos não costumam suportar a pressão da verdade, por essa razão eles reagem com raiva e tendem a fugir ou mesmo criar divisão no ambiente. Muitos pastores são persuadidos por elementos desse tipo e se tornam amigos. É muito perigoso isso e a casa de Deus precisa estar livre daqueles que parecem ser de Deus, mas não são.
        Cada crente verdadeiro forma a igreja. Se tiver 50 crentes fieis e sinceros na verdade, eis que a igreja poderá agir como coluna da verdade, porque os fieis foram investigados no íntimo; sabem com certeza que foram salvos e purificados pelo sangue; são humildes e dependentes de Deus; são verdadeiros discípulos e mostram isso pelo amor que têm pela palavra de Deus. São também pessoas de oração, que não fogem diante das dificuldades e que lutam para que a verdade seja preservada em todos os seus aspectos. Claro, são pessoas conscientes de sua fraqueza, mas que dependem de Deus e de sua graça para viver dia a dia. Esses sim, eles formam uma igreja firmada na Rocha.

Nenhum comentário: