sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO (1)



                              

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a luz, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).

INTRODUÇÃO:       

        Particularmente sou admirador da criação e me deleito quando vejo os milagres de Deus na terra e no pouquíssimo que posso ver e ouvir no universo. Essa apreciação não é somente minha, pois o salmista também erguia seus olhos em santa admiração e pode expressar palavras inspirados naquilo acerca daquilo que contemplava: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de sua mão” (Salmo 19:1). Mas toda essa impressionante e insondável criação de Deus em nada pode ser comparada com a beleza da noiva do Filho de Deus – a igreja. Aliás, o Senhor veio ao mundo para esse objetivo, comprar com seu sangue um povo para si (Tito 2:14). Então, não é motivo para que firmemos nosso olhar e coloquemos toda nossa admiração na noiva do Cordeiro? Ora, o Senhor ama e admira aqueles que ele mesmo resgatou, então é nosso dever voltar de coração para essa que é a menina dos seus olhos, assim como a esposa de Salomão era realmente esplendorosa aos seus olhos.

        Para tratar desse assunto tão belo sou desafiado a expor esse maravilhoso texto de Cantares 6:10. Talvez alguém indague o por que trato disso em Cantares e não em Efésios, ou qualquer outro texto do Novo Testamento. A razão maior é que se tomo a luz do Novo Testamento e trago para Cantares, certamente veremos como a esposa de Salomão torna-se um tipo da igreja. Aliás, o propósito principal do Espírito de Deus nos escritos do Velho Testamento é mostrar a tão grande salvação aos pecadores e os eternos resultados dessa salvação. E em Cantares toda essa verdade é simplificada nessa radiante mulher, quando o coro pergunta: “Quem é esta...?”. Do mesmo modo como Cristo foi um mistério para a mente natural: “Quem é este?”, a igreja também se constitui num mistério insondável para a mente mundana.
        Se estudarmos Cantares sem essa ligação com Efésios, certamente tomaremos o livro como uma bela e notável lição sobre o relacionamento conjugal, e de fato serve. Muitos pastores têm tomado esse livro como grande auxílio para ajudar e encorajar casais crentes. Mas eu pessoalmente creio que Deus quer nos envolver com assuntos eternos, sem desprezar assuntos desta vida. O alvo de toda Escritura é mostrar que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar perdidos (Lucas 19:10) e mostrar a igreja como a maravilha da sua graça naquele grande dia. Desde o Velho Testamento nosso Senhor usou a história, os Salmos e os profetas, a fim de mostrar que um dia traria salvação ao mundo e que pessoas de todas as nações se reuniriam como um só rebanho, tendo um só Pastor (Apocalipse 5:9,10).
        Seguindo essa lição vamos tomar o texto de Cantares, a fim de examinar de perto o que o Espírito de Deus quer nos mostrar acerca da igreja que Ele comprou com seu sangue. Em Cantares não veremos a igreja em Sua glória no céu; não a contemplaremos na glória, mas sim aqui no mundo; veremos sim, como a invencível igreja, como um povo que jamais será derrotado neste mundo. Assim é a igreja de Deus aqui na terra cumprindo sua tarefa santa. É alegria para os crentes ser participantes dessa igreja; Paulo trabalhou incansavelmente pelo bem da igreja; homens santos lutam em suas igrejas locais, a fim de que a igreja de Cristo mostre o quanto ela tem um maravilhoso serviço aqui.
        Mesmos sendo aqui perseguida e odiada, a igreja de Deus de Deus é a poderosa manifestação da conquista de Cristo na cruz; é a obra da nova criação de Deus na face da terra; é a luz do mundo e sal da terra; é aquela que representa a glória de Deus, através de homens e mulheres justificados e santificados na salvação.

Nenhum comentário: