terça-feira, 27 de setembro de 2016

A NOVA CRIAÇÃO DE DEUS (13 de 13)



                     
“E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17)
A REALIDADE DA NOVA CRIAÇÃO: “...eis que se fizeram novas”.
        A nova criação em Cristo tem também como objetivo mostrar ao mundo a realidade do reino de Deus. Sem a presença dos salvos no mundo, eis que tudo é escuridão e os homens ficam impossibilitados de ver o que satanás está fazendo; suas estratégias, suas mentiras, suas manobras religiosas, seu trabalho em manter a multidão como escrava em seu império, e finalmente o triste destino que aguarda o pecador após a sua morte física. A nova criação em Cristo revela o trabalho do reino do céu; os salvos são resultados da obra de novo nascimento e eles são nascidos do alto (1 Pedro 1:23).
        A presença da nova criação em Cristo mostra ao mundo que o reino de Deus está presente; que o poder de Deus na salvação está em plena atividade; traz à lume o fato que a justiça de Deus em Cristo é evidenciada por meio de homens e mulheres salvos e que marcham vitoriosamente para o céu. Além disso, a nova criação mostra o quanto os salvos são de fato a manifestação do poema da graça na terra. Suas obras são diferenciadas, pois elas foram preparadas de antemão e são manifestas neste mundo através dos atos dos crentes (Efésios 2:10). Há infinita diferença entre as obras dos salvos e as obras dos não salvos. A nova criação produz obras que não são reconhecidas e premiadas pelo mundo. O mundo glorifica o que é do mundo. Mardoqueu denunciou dois homens que conspiravam contra a vida do rei Assuero, eles foram pegos e mortos. Mas o rei reconheceu o que Mardoqueu fez em seu favor? Claro que não! Mais tarde sim, quando Deus despertou o rei, então ele pode lembrar (Ester 6).
        Então, a nova criação proclama ao mundo que a verdade reina e não a mentira; proclama que a justiça aceita por Deus é a perfeita justiça achada em Jesus. Que ataque ao reino do diabo! A nova criação em Cristo proclama também que Cristo é a glória da nova criação; declara que ele foi exaltado e posto como Senhor pelo Pai, acima de todo nome (Filipenses 2:10); proclama a ruína do diabo, da morte, do inferno e do mundo, porquanto na cruz nosso Senhor destruiu todos esses poderes, triunfando para sempre. Proclama também que ele virá um dia; que ele descerá do céu com a nova criação (Apocalipse 19), para destruir de uma vez por todas este sistema de trevas, de perversidade e idolatria que agora vemos neste mundo.
        Por fim, a nova criação proclama o novo homem completamente diferente daquilo que o mundo mostra. Este sistema satânico exibe o orgulhoso, arrogante, poderoso, forte e cruel. A nova criação em Cristo exibe homens e mulheres humilhados. O que aconteceu foi que o que estava oculto apareceu; a lei chegou e desnudou o coração, mostrando a miséria oculta do pecado e em que situação o pecado deixou o homem caído. A nova criação mostra homens que viram seus pecados, mas que confessaram e foram salvos. Eles são os habitantes e cidadãos do céu andando na terra. São os verdadeiros servos de Deus e mostram pelas suas vidas que no reino de Deus sobressai-se aquele que mais serve e não aquele que é servido. Jesus, o Salvador e Senhor é o modelo a ser seguido, porque ele veio ao mundo, não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar pecadores.
        Mas acima de tudo, a nova criação de Deus em Cristo prova o quanto tudo é belo em Cristo; o quanto as maravilhas da criação de Deus aparecem adornadas pelo amor; o quanto a justiça do Filho de Deus coloca tudo em harmonia e ordem; o quanto a santidade perfuma tudo e traz paz, conforto e segurança; o quanto até mesmo o mundo perverso pode respirar com a presença dos santos na terra. Sem a nova criação tudo é mentira, trapaça de satanás, e assim a festa religiosa deste mundo termina em morte e destruição eterna.

Nenhum comentário: