quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO (4)




“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a luz, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?” (Cantares 6:10).

A IGREJA E SUA CONFISSÃO: “Quem é esta q. aparece como a alva do dia?”.

        Precisamos compreender a confissão da igreja, especialmente em dias de apostasia, quando o movimento evangélico nada tem de confissão. Tudo o que se refere ao cristianismo em nossos dias é um vácuo e o que prevalece é misticismo, emocionalismo e humanismo. Ora, isso é um prato cheio para este mundo que ama a mentira e se deleita no programa feito pela esperteza do pai da mentira. Entretanto, a confissão é de profunda importância, porque mostra que a igreja tem fundamento, que ela está edificada sobre um inabalável alicerce. Sem a confissão de uma fé bíblica a igreja deixa de ser a igreja de Cristo, para ser apenas uma agência do mal, aliada ao mundo e ao sistema ecumênico que ameaça a fé cristã em nossos dias.
        Por que a confissão? A resposta é que o mundo não tem nem quer isso. A religião da mentira não tem confissão; o mundo ignora e despreza verdadeiro fundamento. Olhemos as seitas, examinemos de perto as heresias, porque elas não têm nada de fundamento; tudo é aceito segundo a opinião particular de cada um. A religião mundana é tão frágil quanto uma casa construída sobre areia, sem qualquer base, por isso não pode suportar as pressões. Mas não assim no que tange à igreja de Cristo. Ela foi colocada neste mundo para ser como a alva do dia. É isso o que as Escrituras mostram acerca dos crentes: “Vós sóis a luz do mundo” (Mateus 5:14; na linguagem de Paulo temos o seguinte: “Para que vos torneis sem repreensão e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual apareçais como luminares do mundo” (Filipenses 2:15). Na linguagem de Pedro: “Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa...” (1 Pedro 2:9).
        Todas essas afirmações acerca da função da igreja na terra mostram o fato que a igreja está firmada em firme fundamento da fé cristã e que por isso ela é a única esperança para arrancar o mundo desse ambiente entenebrecido pelo pecado e pelas atividades ocultas das trevas. Por essa razão é que a igreja gloriosa é motivo de grande interrogação para o mundo: “Quem é esta que aparece como...”. Sendo assim a igreja é a benção que o mundo precisa; ela é o motivo claro porque Deus ainda não puniu e aniquilou para sempre esse sistema maligno. A igreja é como estrelas que brilham nesta escuridão; é o oxigênio do céu na terra; é a única fonte de onde se pode extrair justiça, santidade e retidão para este mundo, porquanto ela está ligada a Cristo Jesus. A presença dos crentes na terra é sinal da expressiva bondade de Deus; é sinal de que ainda a porta da compaixão de Deus ainda está aberta e de que Deus tem bênçãos inefáveis para derramar sobre este mundo em resposta às petições do seu povo.
        Aliás, foi sempre assim na história da igreja, porquanto Deus sempre a usou para trazer luz de bênçãos espirituais e materiais sobre este mundo. O mundo jamais foi abençoado com o próprio mundo. Onde não há a presença da igreja de Deus, pode está certo que ali há morte, crueldade, vícios e idolatria. O mundo avança em profunda ignorância em todos os aspectos da vida quando os crentes sinceros não estão por perto. Estudemos bem a história e assim veremos que onde a igreja pisou e teve sua influência por meio de homens santos, eis que ali floresceu as maravilhas da prosperidade, da família, dos estudos, do respeito, etc. Se a igreja é retirada de um lugar, eis que imediatamente faltarão os raios do sol da justiça e tudo começa a ser afetado pela escuridão. Onde a igreja não está presente eis que logo prospera os espinhos e abrolhos da maldade. Por que isso? A razão é que a igreja aparece como a alva do dia, dando sinal de que bênçãos celestiais aparecerão. Nós estamos precisando dessas maravilhas de Deus, através desse povo santo.

Nenhum comentário: