segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A IGREJA DE DEUS (11)



                                     
“Para que se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15)
A IGREJA E SUA FUNÇÃO: “...coluna e baluarte da verdade”
        A igreja como “coluna” ensina que ela é capaz de suportar o peso da verdade. Ora, isso vem trazer profundo ensino a nós que vivemos num ambiente avassalado pela mentira. O mundo não somente é o lugar da mentira, como também somos inclinados a confiar na mentira. A mentira é leve, suave e dá à carne a sensação de prazer e de bem-estar. Satanás tem feito com que o sistema evangélico atual tenha a união entre a mentira e algumas particularidades da verdade, o que realmente significa a mentira em seu pior aspecto e manifestação. Sendo assim, eis que o que vemos hoje é um fervor de uma mentira bem camuflada e aparentemente espiritual.
        A igreja de Deus não pode ser constituída de elementos que não podem suportar o peso da verdade no coração. O que vemos hoje são “crentes de plástico” e não feitos do “aço celestial”. Na linguagem de John Mc Arthur: “ a igreja de Deus ultimamente está cheia de ratinhos que têm medo da luz”. Tenho lidado com muitos que gostam de atividades, shows, de ouvir coisas que agradam seus ouvidos, mas fogem quando ouvem mensagens sobre o pecado, a depravação total, a santidade de vida como algo normal para os salvos e acerca do inferno. Homens e mulheres que suportam o peso da verdade são aqueles cujos corações foram derretidos pela visitação da graça; sentiram sua miséria e caíram humildemente perante Deus, em face da culpa do pecado e de se sentirem como réus.
        Crentes que não podem suportar o peso da verdade são aqueles que apenas fizeram uma decisão por Cristo e assim acreditam que vão para o céu porque simplesmente fizeram essa decisão; para tais não importa como vivem agora, e demonstram nada de interesse em andar pelo caminho estreito, renunciar o mundo, carregar sua cruz e sofrer por causa da justiça. Crentes feitos de plásticos não conseguem orar, não têm o poder da intercessão e da súplica e os pastores não podem esperar nada deles. Pelo contrário, eles são aqueles que agem promovendo divisão e estão prontos a fugir do ambiente, a fim de procurar um lugar mais fácil. Pessoas assim não estão aptas para suportar o peso da verdade, por isso nada têm de interesse em conhecer a Deus profundamente, não são discípulos verdadeiros e sendo assim a igreja sofre porque não pode contar com eles em defesa da fé cristã.
        Normalmente tais elementos são dóceis com o pecado, fascinam com homens, idolatram e cortejam pastores, a fim de que estes fiquem aprisionados em suas mãos para que cumpram seus propósitos. Já lidei com pessoas assim. Elas não suportam o peso da verdade no viver. No lar não ensinam seus filhos, não têm interesse pelos cultos e não conduzem a família no temor do Senhor. Normalmente são amantes do mundo e estão prontos a sacrificar o excelente por aquilo que eles consideram coisas boas desta vida. Que triste situação! Mas a verdade é que em nossos dias vemos uma proliferação de elementos que invadiram a igreja de Deus e que levaram consigo seu mundanismo.
        Se a igreja há de ser coluna da verdade ela deve ser formada por crentes de verdade, por homens e mulheres que cujos corações foram tocados pela mensagem da cruz e que foram atraídos pela excelência da graça. Tais pessoas não somente amam a verdade, mas também estão prontas a lutar pela verdade. Elas funcionam como colunas dentro da igreja, mas colunas testadas e prontas para resistir as grandes maravilhas reveladas na Palavra. Uma igreja constituída por homens e mulheres dessa envergadura pode ser realmente chamada de igreja de Deus.

Nenhum comentário: