quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO II (1)




A IGREJA E A SUA POSIÇÃO:  “...formosa como a lua...”
 Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?”” (Cantares 6:10)
INTRODUÇÃO:
        Tendo dado a primeira mensagem acerca da igreja e sua confissão: “...como a alva do dia...”, veremos que o texto nos levará a contemplar a igreja e a sua posição: “...formosa como a lua...”. Creio que é de tremenda importância ver a igreja de Cristo como ela é descrita nas Escrituras, justamente porque o mundo tenta manchar a igreja e satanás luta para que nós a vejamos do ponto de vista dele. Além disso, a igreja que o mundo proclama hoje não passa de uma caricatura daquilo que a palavra de Deus descreve acerca do povo que foi remido, comprado e salvo por Cristo. Se não nos afastarmos já das publicações mundanas acerca da igreja, sem dúvida alguma seremos envolvidos com uma mentalidade errônea e afastada completamente daquilo que nos foi entregue. Não esqueçamos que a luta sem trégua do pai da mentira é fazer com que desviemos nossos olhares da verdade, para olharmos o que ele está fazendo, erguendo neste mundo a grande meretriz, conforme descreve Apocalipse 18.
        Para que entendamos melhor a posição da igreja, o Espírito Santo nos concedeu a bênção de uma linguagem bem ilustrativa no texto: “...como a lua...”. Precisamos dessas ilustrações tiradas da criação, a fim de entendermos como Deus vê seu povo; como os santos são encarados na salvação em Cristo, e não como o mundo tenta mostrar em sua mentira. Na figura da lua, veremos a igreja vista como deve ser pelo mundo, mesmo sendo ela desprezada. De novo a nossa fé deve se apoderar dessas verdades para nosso enriquecimento espiritual. Como deve ser o brilho do nosso viver perante o mundo é algo cheio de glória, majestade, conforme o que a graça fez e está fazendo na construção desse santo edifício do Senhor. O que aprendemos na linguagem da lua:
1.          A lua não tem luz própria, ela recebe a luz do sol. Assim também, a igreja recebe a luz daquele que é a luz do mundo (João 8:12). Essa é a posição da igreja neste mundo. A igreja mundana, formada e firmada pela união das mentiras brilha sim, conforme o brilho deste mundo; ela é aplaudida e apoiada pela incredulidade. Mas não é o caso da igreja, porque os crentes receberam a luz do evangelho da glória de Cristo; a igreja está revestida da justiça de Cristo e foi aceita pelo Pai nessa perfeita justiça; ela está livre de qualquer condenação mediante a justiça perfeita de Cristo e foi santificada e aperfeiçoada Nele. Por essas razões tão claramente delineadas na Bíblia, a igreja é o que é, e foi deixada aqui por breve tempo, a fim de exibir perante o mundo essa maravilhosa posição.               
2.                  A lua não tira a escuridão, mas tem a função de trazer um pouco de luz em meio às densas trevas. Uma noite sem o brilho da lua é de densa escuridão e amedrontadora. Assim também, a igreja não veio mudar o mundo, não veio melhorar este mundo. A igreja veio impedir que as trevas dominem completamente; veio para impedir que maldade floresça neste sistema de mentiras. A igreja veio trazer um pouco de luz da verdade, mostrar a salvação e a santidade de Deus num ambiente desesperador. O mundo não dá importância ao brilho dessa “santa lua”, mas a igreja está firmada em sua posição bem definida perante Deus e nada o mundo pode fazer para mudar essa posição tão bendita do povo de Deus, que foi aceito por Deus em Cristo.
        Em nossos dias vemos como as nuvens do mal têm encoberto o brilho da igreja; vemos como satanás luta desesperadamente para anular a presença do povo de Deus neste mundo pervertido e corrompido pelo pecado.


Nenhum comentário: