quarta-feira, 6 de julho de 2016

QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE (12 de 12)




“...quando sou fraco, então é que sou forte”    2 Coríntios 12:10
QUANDO A FRAQUEZA É OCULTA E A ALMA SE ESCONDE DE DEUS, NESSE CASO O FRACO É FRACO E PROSSEGUIRÁ FRACO.
        Chego agora à parte final dos comentários em torno dessa declaração tão maravilhosa e reveladora de Paulo. Ele era um crente como qualquer outro crente e experimentou o serviço gracioso de Deus em sua vida, claro de uma forma mais dramática que nós, devido o fato que Ele era um apóstolo, enviado para uma função que nós os crentes desconhecemos. Mas agora ouso mostrar uma fraqueza extremamente perigosa e que se abriga em muitos corações em nossos dias. A justiça própria tem levado muitos a uma aparência de fraqueza espiritual, mas na realidade é o pecado bem disfarçado de religioso e piedoso.
        Essa fraqueza faz a alma se esconder de Deus, porque se rebela contra a verdade da cruz. Os homens vão a Cristo quando sua fraqueza é claramente vista como uma atuação da graça. Mas quando a fraqueza é falsa, eis que a soberba logo aparece e a pessoa tenta se esconder. Falo isso porque a própria bíblia afirma que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem. Os homens parecem dispostos a seguir a Cristo, mas não podem suportar a refulgente mensagem que vem do Calvário. Eles são loucos por um Cristo diferente, cuja mensagem agrada o ego e que lhes trate como pessoas boas e amigas. Já vi muitos correrem quando ouvem a verdade acerca da sua condição no pecado; já presenciei a raiva manifestada na face de muitos, porque a justiça própria foi desmanchada e ficou exposto seu coração corrompido.
        Essa fraqueza se enche da força deste mundo. O mundo é essencialmente religioso; satanás não opera apenas como um príncipe neste mundo, mas também opera como deus (2 Coríntios 4:4). A multidão se infla de profundo orgulho espiritual, quando satanás suas fórmulas religiosas, como acontece em nossos dias. Os homens pulam, gritam e se esperneiam em seus pecados, mas mesmo assim se trajam de pessoas religiosas, que cantam, louvam e oram a Deus. A luz que eles querem que brilhe no meio deles é a luz da nova era; é a mensagem que enche seus corações enganosos de satisfação.
        Também, essa fraqueza quer sentir de perto a confiança em si mesma e nos homens. A verdadeira fraqueza é mostrada quando o homem cai em temor perante o santo Deus, assim como ocorreu com Isaías: “Ai de mim, vou perecer...”. Mas essa fraqueza vista no orgulho religioso ousa manter-se de peito estufado perante Deus. Eles querem declarar que são capazes de dar tudo para Deus e que por isso esperam coisas melhores. Eles estão prontos a cantar o louvorzão moderno, acreditam que o trono de Deus desce do céu para apreciar tanta “benção”. Mas a verdade é que basta uma pitada da mensagem da cruz e eis que milhares fogem da verdade e se abrigam à sombra de seus mestres da mentira.
        Mas o fato é que essa fraqueza só revela o estado do homem em inimizade contra Deus. Como pode um verme erguer-se para desafiar o trono celestial? Como pode homens e mulheres culpados declarar que Deus é um mentiroso quando afirma que todos são culpados e condenados? Que teologia homens e mulheres no pecado podem produzir? Não é pura mentira? Não é essa a história de toda atividade hipócrita deste mundo?
        A fraqueza revela-se que o pecador é forte quando chega a Cristo; quando sua boca é aberta para confessar seus pecados e invocar o Nome do Senhor, a fim de ser salvo. Essa fraqueza não é bem vinda ao mundo, mas é tão gloriosa que há festa no céu quando ela está em evidência. Por quê? Quando homens e mulheres são fortes quando revelam tal fraqueza.
       
       

Nenhum comentário: