sexta-feira, 8 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (1)




 Josué 2
INTRODUÇÃO:
        Que lição cheia do mistério da graça salvadora! Esse episódio jamais será aceita pelo mundo, porque estamos diante da verdade, dos grandes feitos de Jeová, conforme Sua obra de justiça, juízo e de misericórdia neste mundo (Salmo 36). O mundo despreza isso porque vive e se alimenta da mentira, mas os que creem recebem essa história com humildade, adoração e temor, porque sabe que nenhum homem faria o que ocorreu em Jericó. É claro que foi necessário aquele acontecimento, para que Deus mostrasse ao povo de Israel que Ele é Deus de misericórdia, e que por isso tem Seus eleitos em qualquer nação no mundo, mesmo sendo um povo como os habitantes de Jericó, marcados por Deus para a destruição, como de fato ocorreu. Uma cidade inteira estava perplexa, um povo ia invadir e destruir Jericó. Pela ordem de Jeová aquela cidade estava fadada à ruína. Que história impressionante da triste situação humana e da misericórdia de Deus.
        A primeira lição que sobressai em tudo é lição é a condenação eterna que paira sobre todos; que este mundo está fadado à destruição, conforme nos é apresentado em 2 Pedro 3; que o juízo de Deus ameaça homens e mulheres, a fim de levá-los à sofrer o impacto da ira santa e justa do Senhor. Eu sei que muitos não querem pregar, nem tampouco ouvir acerca dessa verdade, porque acreditam que estamos na graça e que a graça desfaz o juízo. Para muitos devemos falar só que Deus é amor, pois segundo eles os homens precisam somente disso. Mas quanta mentira! Em plena época da graça vemos Paulo tratando sobre o juízo de Deus sobre este mundo em 2 Tessalonicenses; vemos Pedro tratando com largueza do mesmo tema em sua segunda carta, no cap. 3, assim como vemos no grandioso livro do Apocalipse.
        Em segundo lugar vemos a rebelião natural do coração contra o Deus vivo. Em todas as épocas, desde a entrada do pecado até ao final da história, os homens sempre demonstraram e vão demonstrar seu intenso desprezo a Deus e à Sua verdade revelada. Que diferença tem o povo de Jericó, com o povo brasileiro, americano, etc.?  
A disposição é a mesma para pecar, fugir de Deus e empunhar suas armas de defesa contra os céus (Salmo 46). Nosso Senhor mostrou aos Seus discípulos que eles enfrentariam a reação de um mundo odiador de Deus (João 15 e 16), e os discípulos sempre sentiram de perto a fúria dos malfeitores contra Deus e contra a Sua verdade revelada.
        E em terceiro lugar, vemos a infinita misericórdia de Deus atuando em salvar os pecadores. Eis aí o fato que quando Deus entra para punir, Ele traz consigo Seus atos compassivos em salvar. A história dos atos do Senhor neste mundo é realmente cheia dessa verdade de que Ele opera justiça, juízo e misericórdia neste mundo (Jeremias 9:24. Normalmente a ira de Deus abre o caminho para a exibição de Seu amor, assim como um trator rasga a terra, a fim de abrir uma bela e asfaltada rodovia. Raabe é uma vívida ilustração da graça salvadora, e que Deus salva o perdido pecador; que Ele salva quem ele quiser e que Ele, esse Deus glorioso nada vê no homem que merece tal bondade dele. Por que Ele salvou aquela mulher e sua família é um mistério que habita em Seus planos eternos da eleição. Milhares de pessoas estavam ali; milhares de homens, mulheres, crianças, jovens, pessoas de idade, etc. Por que Ele não estendeu Sua compaixão por aquela cidade inteira? Por que interessou-Se apenas em salvar uma prostituta?
        Temos a resposta conforme Ele mesmo declara em Romanos 9:18: “Logo tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. Sendo assim temos uma porta aberta para conhecer Seus tesouros da graça na salvação de perdidos.

Nenhum comentário: