segunda-feira, 11 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (2)




 Josué 2
SEU ATO DE FÉ (versos 1-6).
        Como a Palavra de Deus mostra ser, de fato o livro de Deus! Que história jamais contada aqui! Que façanha da graça no meio de um ambiente infestado de ódio contra Deus. Em meio à Sua ira eis que o Senhor exibe Seus atos compassivos em favor de homens e mulheres que merecem apenas a punição eterna. A fé de Raabe é uma lição clara do que significa a conversão verdadeira a Deus. O mesmo Deus dos dias de Josué é agora nosso Deus; o mesmo Deus que atuou em juízo contra a perversa população de Jericó é o Deus atual; o mesmo Deus que operou a tão grande salvação na vida daquela mulher e sua família é o Deus que agora está salvando perdidos. Que ao descrever essa conversão possamos ser capazes de discernir as conversões atuais à luz daquilo que vemos hoje.
        Primeiramente devemos considerar o povo de Jericó, como sendo uma nação anatematizada por Deus, marcada para ser destruída. Aquele povo era perverso; suas leis eram completamente opostas às leis de Deus; seu sistema religioso era carregado de idolatria; suas práticas eram pervertidas e abomináveis, por isso Deus já havia decretado em Levítico 18 que Jericó seria extinta. Naturalmente, ninguém ali merecia viver; ninguém ali era digno de ter qualquer chance; ninguém ali estava disposto a se render ao Deus de Israel, por isso logo se armaram e se fecharam, achando que eram fortes para enfrentar o Deus, o qual já havia provado Seus poderosos feitos no Egito. Não havia qualquer esperança, a não ser que a graça salvadora entrasse em ação.
        Foi aí que os espias mostraram ser verdadeiros missionários, pois quando entraram na cidade foram recebidos por Raabe. Para aqueles dois moços, a surpresa foi grande, pois ali estava uma mulher pronta para defendê-los e protegê-los. Isso é normal? Claro que não! Os homens no pecado não têm qualquer interesse em servir, proteger e dar assistência ao povo de Deus. Se fossem descobertos seriam os dois massacrados pelos moradores de Jericó. Mas não foi o caso de Raabe, pois ela nem um pouco estava surpresa com a chegada daqueles dois moços. Como? Ela estava esperando; ela tinha preparado tudo para recepcionar os dos jovens que foram ali com o propósito de espionar a cidade.
        Que lição incrível do que acontece quando a graça opera fé salvadora nos corações de homens e mulheres. Raabe conta como ouviu a história de quarenta anos antes, quando soube o que Deus havia feito com os Egípcios, como abriu o mar vermelho e fez o povo de Israel passar. É bem provável que aquele milagre da passagem do mar tenha provocado um tsunami em toda aquela região. No cap. 15 de Êxodo vemos que o propósito daquele ato poderoso foi para que também as nações de Canaã soubessem que o Todo-Poderoso estava avançando em direção ao lugar prometido a Israel.
        Mas o fato é que aquela história encheu o coração de Raabe de grande temor, mas um temor oriundo da fé verdadeiro. O povo de Jericó tinha medo de Deus e por isso procurou se esconder. Algumas pessoas têm medo de Deus e se escondem nas trevas. Mas não foi o caso de Raabe, porquanto ela percebeu que aquele Deus era o grande Deus, o Deus de misericórdia. Por esse fato ela se preparou bem, com atitudes firmes de uma fé cheia de obras, conforme vemos em Tiago 2. Que testemunho jamais ouvido em Israel! Que manifestação poderosa da viva graça! Ali estava uma mulher que realmente cria no Deus de Israel e que por isso procurou buscar Dele Sua misericórdia, a fim de que ela e sua família pudessem escapar da visitação julgadora que fatalmente cairia sobre aquele povo.

Nenhum comentário: