terça-feira, 5 de julho de 2016

QUANDO SOU FRACO, ENTÃO SOU FORTE (11)




“...quando sou fraco, então é que sou forte”    2 Coríntios 12:10
QUANDO SOU FRACO PERANTE A FORÇA DO SALVADOR, ENTÃO SOU FORTE.
        Posso acrescentar que somos fortes quanto dependemos da força Daquele que veio ao mundo para mostrar aos pecadores Sua exuberante força e salvar e guiar a vida das Suas ovelhas. É claro que precisamos aprender essas lições; é claro que vezes após vezes o amor disciplinador e acolhedor de Deus aparece para nos ensinar como viver. As sombras do humanismo penetraram em todos os setores da sociedade, por isso especialmente os crentes tendem a confiar em si mesmos. Nunca houve um tempo de tanta necessidade de homens e mulheres que realmente oram. Não estou falando orações emocionais; não estou falando de sentimentalismos ocos. Estou falando de crentes que realmente creem em seu Deus; crentes que no coração conhecem o Deus que veio até eles para salvar-lhes de seus pecados, e conduzi-los na jornada.
        Estamos vivenciando os dias quando cada um faz exatamente o que faziam os israelitas nos dias dos juízes, pois cada um tende a buscar e fazer o que bem quer, sem qualquer conselho de Deus. E isso é provado na ausência de crentes que oram, clamam e que esperam confiantes no Senhor. Não é raro vê os crentes confiantes neles mesmos e negligenciando um viver íntimo com o Senhor. O nevoeiro do mal impede que muitos vejam os perigos que lhes cercam; eles estão ocupados com seus interesses e se acham capazes e autossuficientes. Se acontece isso com os chamados cristãos, podemos imaginar o que ocorre com os não crentes. É raro achar pecadores que estão sentindo a miséria de seus pecados e que correm à busca do Salvador.
        Mas a verdade é que um frágil coelho só corre para sua toca na rocha quando se vê em perigo de ser pego por uma ave de rapina. Ninguém quer o Salvador se jamais viu sua própria miséria. O pecado esmaga o homem, mas não permite que ele sinta sua condição vil perante Deus. Mas o fato permanece inalterável, pois quando o pecador para de se esconder e se apresenta em confissão sincera perante Deus, então eis aí o fraco mostrando que é forte. É assim na vida do crente, pois o amor disciplinador vem para arrancar-lhe toda essa confiança em si mesmo, então ele volta para Deus. A presença do Senhor no nosso viver requer humilhação; Sua presença vem indicar nossa miséria. Foi assim com Daniel quando presenciou o Senhor (Daniel 10), então se sentiu tão fraco, a ponto de pedir ao Senhor para lhe erguer daquela condição.
        Mas quero resumir dizendo que o homem só mostra força quando ele para de se defender, quando lança fora toda sua desculpa e mentiras. É assim com os crentes que se aventuram na arrogância de confiar neles mesmos, bem como é com os pecadores que vêm a Cristo para a salvação de suas almas. Não tem diferença, pois vida cristã é humildade. Ninguém pode subir ao céu sem essa santa dependência do Senhor, pois a jornada rumo ao lar celeste exige uma fé resignada e prontidão de obediência. São os fracos que se acolhem no Salvador; são os fracos que buscam Sua força; são os fracos que se tornam valentes. Com Cristo na liderança eis que todo sangue mundano deve ser esvaído de nossas veias, a fim de que sejamos irrigados com o sangue do grande Capitão.
        Não podemos nós avançar? Não podemos nós buscar nesse Senhor esse fortalecimento? Não podemos nós nos acolher nas asas da graça? Não podemos nós aprender que é Deus quem faz forte o cansado e faz dos tímidos os Seus valentes. O poder é Dele, não de Paulo, nem de qualquer outro, porque somos somente Seus instrumentos, erguidos por Ele para Sua glória.
       










Nenhum comentário: