quarta-feira, 13 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (4)




 Josué 2
SEU ATO DE FÉ (versos 1-6).
        Prossigo para mostrar os atos de fé dessa que se tornou participante do povo de Deus e que deu viva demonstração do que é conversão genuína. Tiago fala dela em sua carta, para mostrar que há real diferença entre a fé verdadeira e a falsa fé. Hoje temos muitos que professam crer em Cristo, mas a fé não demonstra qualquer sinal de vida, pois foi apenas um assentimento intelectual. O resultado é que não há evidência que há o sangue vivo na alma, que as mãos estão prontas para servir; que os pés estão aptos para andar, ouvidos para ouvir, olhos para ver e boca para testemunhar. Para que uma fé dessa? Ela é morta e Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos. Pois é, o Deus de Raabe pode não ser agora o Deus de muitos que confessam com a boca que aceitaram Jesus, mas que continuam paralisados no tocante a vida espiritual.
        Vemos nos atos de fé daquela heroína cristã o fato que ela imediatamente se desligou do seu povo. Naturalmente ela estaria pronta para denunciar os dois espias e promover a prisão e a morte daqueles dois jovens. Mas a sua confissão mostrou que os dois moços entraram na casa de uma das filhas de Abraão. Não é uma notícia espantosa? Ali eles estavam seguros, porque onde a fé estiver o Senhor está presente em sua compaixão. Se ela tornou-se inimiga do seu povo, eis que agora seu coração estava ligado ao povo de Israel. Ora, é exatamente isso o que ocorre numa conversão genuína, pois a alma se associa ao povo de Deus e mostra que agora faz parte de uma família eterna, com a qual irá viver para sempre. Foi assim com Lídia (Atos 16), pois assim que mostrou ser convertida, logo abriu a porta de sua casa para hospedar os servos de Deus. Foi assim com aquele etíope Ebede-Meleque (Jeremias 38), o qual Deus usou para livrar Jeremias de uma morte certa ali na cisterna lamacenta. Quantas ilustrações preciosas aparecem que mostram como a fé verdadeira há de tomar a mesma decisão de Raabe em todo e qualquer lugar! Os que creem estão associados no Espírito e fazem a mesma confissão em qualquer lugar deste planeta.
        Ainda mais, a fé de Raabe entrou na batalha com os santos e pelos santos. Naquele momento Raabe mostrou que era um atleta do Senhor; que batalhava as mesmas batalhas com o povo de Deus e que participava da mesma obra, por isso escondeu os espias, mostrando aos soldados uma coragem incrível para proteger os dois jovens. A fé é assim, pois quando o homem se converte de coração, imediatamente passa a defender a causa santa. A fé põe o mundo como inimigo e entra na causa para que a verdade prevaleça e a glória de Deus seja vista. Tem acontecido isso com milhares de convertidos no mundo no decorrer da história. Quantos têm dado suas vidas, enfrentando a morte, a fim de mostrar que satanás é mentiroso e enganador em seu reinado aqui, enquanto a causa santa é a única obra que realmente merece nosso sacrifício.
        O que Raabe fez foi prestar serviço ao Senhor. Neste mundo Deus há de honrar a fé e usar a fé para seus objetivos eternos. Às vezes ele utiliza os pagãos, mas a verdade é que eles o fazem não de coração, não por amor, mas por causa da ordem do céu. A obra de Deus é realizada pelos que creem. Foi assim com Raabe e é assim com qualquer genuíno convertido. Tenho experimentado o quanto é impossível confiar na falsa fé. Tenho visto que a igreja aqui conta sempre com os genuínos crentes, não importando se são ricos, pobres, cultos ou ignorantes. É assim que Deus age e Israel nem sequer contava com isso, pois foi por meio de uma mulher só que Deus realmente derrotou Jericó. Ó que ainda vejamos em nossos dias grande demonstração da genuína fé cristã!

Nenhum comentário: