quinta-feira, 21 de julho de 2016

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO GENUINA (10 de 10)




                                                       Josué 2
A SEGURANÇA DA FÉ. “O fio de escarlata” (versos 17-21)
        Todos precisam saber que não há segurança fora do sangue do Cordeiro de Deus. Mesmo com toda força da fé e da humilde confissão perante Deus, não haveria esperança para Raabe ser salva e participante do reino de Deus e do povo de Deus, se não ocorresse a salvação na provisão do sangue. Qual foi a instrução recebida? Ela entraria em sua casa com toda sua família e passaria a confiar em quem mesmo? Ela não sabia como seria feita a destruição de Jericó, que o muro cairia, como se fosse barro por meio da força de Deus. A casa de Raabe estava em cima do muro e ela precisava confiar na provisão simbólica do sangue postada ali do lado externo da casa através daquele fio vermelho.
        Que provisão incrível e incompreensível à mentalidade dos homens. Ninguém lá dentro conseguia ver a corda vermelha; talvez o povo de Israel a contemplasse e perguntasse: “Para que aquilo ali?”. Era para que a fé daquela mulher se agarrasse na provisão misericordiosa de Deus. Foi a mesma provisão que Deus fez com Israel quarenta anos antes ali no Egito, pois foi tomado um cordeiro para cada família, e cada casa tinha que ter essa marca distintiva feita com o sangue daquele animal morto. Não havia segurança, a não ser dentro da casa, pois por fora tudo seria destruído pela visitação da fúria de Deus contra seus inimigos. A fé era a força do coração para crer naquilo e mostrar firmeza permanecendo dentro da casa. Assim como no Egito, se em Jericó houvesse alguém que corresse e se acolhesse junto à família de Raabe, seria salvo também.
        Prezado leitor, já aconteceu já em sua vida a convicção do perigo eterno? Você foi visitado pela misericórdia de Deus, a fim de ver sua culpa, o perigo terrível que ameaça sua alma? Você foi convencido pela verdade de que é culpado, como todos os homens em Adão? Já foi revelado o estado vil e imundo do seu coração? Ao ver sua condição você não fugiu na tentativa de esconder-se da verdade, assim como os moradores de Jericó fizeram? Está consciente de sua culpa, assim como Raabe ficou e não há no íntimo nenhuma defesa contra Deus e sua verdade revelada? Já está convencido que a qualquer momento sua vida será ceifada da terra para a destruição eterna, e que foi culpa nossa que tornamo-nos condenados?
        Vou mais adiante para interrogar seu coração, bater essa porta que tende a ficar fechada e lacrada pela dureza, obstinação e rebelião contra Deus. Como foi que Deus alcançou Raabe? Foi porque ela mereceu? Claro que não! Ela mesma confessou sua culpa e se humilhou perante o Deus de Israel. A salvação dela e da família foi um ato da livre misericórdia, e isso significa que Deus salva alguém se Ele quiser salvar. Nós os seres humanos somos dignos do juízo do Senhor, por essa razão qualquer atitude de nossa parte que revela atitude de soberba e resistência é puro sinal de que estamos no local certo de perigo. Deus não mudou, pois a mesma misericórdia que alcançou Raabe é a forma como Deus age com os pecadores hoje.
        E sabe qual é a nova? Deus tem a provisão certa para os pecadores. Para Raabe, aquela corda vermelha pendurada do lado de fora, simbolicamente representava o sangue do Senhor Jesus. Não é maravilhoso? Deus um dia enviou Seu Filho, o qual ali na cruz verteu seu sangue, a fim de dar aos culpados o perfeito livramento da punição eterna. Então, chegou o momento de você parar de confiar em si mesmo, na sua moralidade ou religiosidade. Corra amigo, e se acolha nessa provisão bendita para a purificação de seus pecados e assim escapar da fúria do todo-poderoso, e assim ser livre do inferno e lago de fogo, para morar no céu com Cristo para todo sempre.










Nenhum comentário: