sexta-feira, 15 de julho de 2016

ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA? (6)




“Então dirá: Onde estão seus deuses? E a rocha em quem confiavam? Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se e eles vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros” (Deuteronômio 32:37-38).
A CONFIANÇA PODE ESTAR DEPOSITADA NAQUILO QUE PODE LEVAR À SUPERSTIÇÃO.
        Sei o quanto nós somos tardios em acreditar no terrível perigo que envolve o coração do homem neste mundo. Não há qualquer esperança para a plena, firme e inabalável certeza da segurança eterna, a não ser que a luz venha da revelação bíblica, no poder do Espírito Santo. Viver neste mundo é como estar mergulhado no oceano, carecendo sempre de oxigênio que só pode ser achado se subir para respirar fora dele. Sem o santo oxigênio da Nova Jerusalém não há qualquer esperança para o pobre pecador. Tudo satanás faz aqui, a fim de manter a multidão presa especialmente em superstições religiosas. As maiores trapaças do inimigo sempre aparecem como lindos trajes de justiça própria, de esforço carnal, de sacrifícios e outros meios usados pelos homens na arte de seus trabalhos aqui como deus deste mundo (2 Coríntios 4:4).
        Será que podemos deixar Saulo de Tarso fora? Ele aparece como a mais poderosa ilustração de onde as habilidades carnais chegam com artifícios religiosos. Ele seria premiado neste mundo com o prêmio Nobel da religião, e até mesmo seria visto por muitos pastores como um excelente membro de igreja, com muita capacidade para ensinar e pregar. Paulo estava realmente convicto que seu caminho era a direção certa para o reino do céu, que pela sua luta intensa e seu modo justo de viver segundo a sua religião, então seria recebido sim no Paraíso. Não fosse a providência eletiva da graça e a ação descomunal da misericórdia do Senhor, eis que o velho Saulo estaria marchando diretamente para o abismo de terror eterno.
        Também, o batismo pode servir de apoio para muitos, porque a natureza humana se sente muito bem quando passa por esse ato. É claro que o batismo tem sua importância e que nosso Senhor ordenou que todos os que creem devem ser batizados (Marcos 16:15). Cremos sim que o verdadeiro convertido deve se apresentar imediatamente para o batismo em obediência ao comando do Senhor. Mas por outro lado vemos que há perigo sim, porque muitos acreditam que o ato e as águas do batismo são abençoados com poder transformador. Eu mesmo confesso ter batizado muitos que jamais foram salvos e não demorou muito para provar que tudo aquilo foi emoção momentânea. Poucos dias atrás batizei uma jovem que afirmou que fora batizada sem ter sido salva. Acontece isso e com sinais agravantes de confiança nesse ato, a ponto de deixar a pessoa completamente inerte em seus pecados.
        Os discípulos de João, conforme vemos em Atos 19:2,3, viviam tranquilos porque confiavam no batismo de João. Eles não prestaram atenção àquilo que o grande profeta falou, do fato que viria alguém infinitamente superior a ele. Aqueles discípulos descansaram naquele batismo e ignoravam o fato que precisavam crer em Jesus e assim receber o dom do Espírito. O que acontece é que os dias posteriores ao batismo vêm para mostrar que os fieis seguidores do Senhor hão de enfrentar provações. Os falsos crentes correm à busca de experiências, querem sentir alegria e prazer do momento, mas quando os sinais de fogo que vem para provar a fé, normalmente esfriam e se afastam.
        Qualquer figura, símbolo e organização devem estar submetidos à mensagem da cruz. Israel jamais sairia do Egito, não fosse o cordeiro morto e o sangue colocado nos lugares certos. Ninguém pode entrar no céu, a não ser mediante o poder purificador do sangue do Cordeiro de Deus. Essa é a luz que deve brilhar num coração regenerado. Caso contrário tudo aqui ficará no escuro, mesmo as mais belas cerimônias e liturgias religiosas.

Nenhum comentário: