quinta-feira, 28 de julho de 2016

OS CONTRASTES DA VIDA CRISTÃ (5)



                     
                                               Salmo 126
UM TESTEMUNHO GERAL (versos 1-3).
        Assim como Israel regozijavam nos dias de bênçãos vindas de Deus como as torrentes em lugar seco, assim também o povo de Deus pode exibir ao mundo as maravilhas daquilo que o Senhor tem feito por nós. O derramamento da graça salvadora e santificadora é sinal claro que Deus tem mudado a sorte de Sião, porque nada esperamos deste mundo, tudo aqui revela fracasso num mundo fadado à destruição. O povo salvo espera do céu as maravilhas; nós respiramos o santo oxigênio da Nova Jerusalém, por isso temos que sempre ir às alturas, saindo desse ambiente hostil à verdade. Oh! Que efeito de bênção tem para nós quando o Senhor muda nossa sorte! Ao ver o progresso da maldade, a escalada da iniquidade e o avanço da mentira, tudo isso tem um efeito devastador na vida do povo de Deus.
        Mas, mais do que isso, quando Deus muda nossa sorte aqui; quando de repente, o Senhor atende nossas orações e se inclina para manifestar sua glória neste mundo, até mesmo as nações ficam sabendo: “Então, entre as nações se diziam: Grandes coisas tem feito o Senhor por eles”. Foi sempre assim que Deus operou no meio do seu povo na história, pois quando tudo parecia derrota; quando o mundo parecia prosperar na maldade; quando este sistema maligno se irrompia contra Deus e contra o povo de Deus, eis que de repente tudo mudou. Foi sempre assim nas histórias de avivamento nas nações, quando Deus ouvindo as súplicas de um povo contrito e quebrantado se voltou para empunhar sua espada e repreender a todos.
        Quando Deus se volta para mudar a nossa sorte, eis que o mundo fica impressionado, porque não pode entender o que está acontecendo com esse povo que confessa ser crente. Os salvos andam para cima, enquanto o mundo desce para o abismo. O modo de vida dos salvos é realmente um paradoxo para o ponto de vista até mesmo da religião mundana. Quanta alegria brotou no coração dos crentes quando ouviram do céu que Deus estava mandando seu Salvador ao mundo; quanta alegria no coração dos pais de João Batista quando souberam que um profeta nasceria para preparar o caminho do Senhor! Naqueles dias o louvor brotou em forma de gozo e satisfação, porque Deus estava presente para mudar a sorte do seu povo. Não foi assim também na vida dos amedrontados discípulos, assim que o Espírito Santo desceu no dia do Pentecostes? (Atos 2). O mundo inteiro estava em Jerusalém naquela ocasião, e o reino das trevas ficou paralisado quando soube que o Filho de Deus estava vivo. Aconteceu que ali Deus mudou a sorte do seu povo. O resultado é mostrado imediatamente na vida de todos os verdadeiros crentes: “Por isso estamos alegres!”. Que maravilha! Há uma consciência dessas verdades derivadas da graça; a verdadeira felicidade dos santos veio do céu à terra para encher seus corações e transformar a tristeza em alegria e louvor.
        Nós estamos atravessando os dias mais terríveis da nossa história neste mundo. Na peregrinação chegamos aos lugares mais obscuros, onde as feras do mau nos encurralam; onde os poderes das trevas rangem seus dentes querendo nos atacar e destruir. Mais perto do céu, maiores são os perigos que nos cercam. Este é o momento para que juntos clamemos ao Senhor para que ele mude nossa sorte. Precisamos de sua presença, para que o mundo conheça quem é o Senhor da glória; quem é o Senhor da igreja e como seu grande nome é glorificado. É o momento para que as nações tremam ao saber que o povo triunfante marcha para o céu e que não há poder contra aqueles por quem Cristo morreu.
        Não é o momento agora para festas, piqueniques, etc. O momento agora exige de todos os salvos total quebrantamento, petição e intercessão, para que o Senhor venha e mude a nossa sorte.

Nenhum comentário: